A partir de agora os servidores das unidades de saúde, da capital, vão ter acesso às ações do Programa de Educação em Saúde Bucal para servidores do SUS (PESB/ SUS), da Escola Técnica de Saúde do SUS, que inclui ações educativas e clínicas, na área de saúde bucal. A ação integra as ações de políticas de valorização do servidor, através do projeto Cuidando do Cuidador e vai iniciar com servidores da Etsus, o Hospital Geral de Roraima (HGR) e a Policlínica Cosme e Silva (PCS), no primeiro semestre.
A ação será desenvolvida em duas etapas e é resultado de uma parceria firmada, nesta segunda-feira, 13. Os serviços serão prestados nos horários da manhã, tarde e noite, no consultório da Etsus, na sede da instituição, na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, nº 1364, Bairro dos Estados. A segunda etapa está prevista para o segundo semestre de 2014, com servidores da Secretaria Estadual de Saúde.
Segundo Tânia Soares de Souza, diretora-geral da Etsus, os servidores passarão por dois momentos. O primeiro é uma ação educativa, com palestras e orientações básicas de como manter a saúde bucal. No segundo momento é o atendimento clínico-odontológico, que estará dividido entre básico e especializado, por meio do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).
“A Etsus vai ficar com a parte educativa, onde serão feitas orientações sobre os cuidados necessários para a boa saúde bucal, e com a parte clínica básica, onde vão ser prestados serviços como extração, obturação, limpeza e aplicação de flúor, o que para a escola é uma forma de valorizar os servidores e atender as diretrizes da instituição, enquanto unidade técnica de ensino”, informou.
Para o coordenador-interino do CEO, José Soares Júnior, a unidade ficará com a responsabilidade dos serviços e procedimentos mais complexos como canais. “Queremos atender nossos servidores de forma ampla e especializada, por isso buscaremos prestar atendimentos em várias modalidades”, disse, explicando que o Ceo entra como complemento do Cuidando do Cuidador.
A diretora administrativa interina do HGR, Cinara Di Domênico Righi, o hospital ficará responsável pela liberação dos insumos e manutenção dos equipamentos. “ A cada dia buscamos melhorar e ampliar a valorização dos servidores da unidade, e poder oferecer esse serviço é fundamental. Agora o servidor vai ter onde procurar e ter acesso à assistência odontológica. Queremos além dos serviços clínicos, oferecer outras especialidades, o que significa um ganho muito grande para unidade”, complementou.
Para o trabalho, na Etsus estará disponível uma equipe completa com cirurgião dentista, técnico em saúde bucal e auxiliar de saúde bucal. “ Iniciamos o projeto com 32 servidores, mas a proposta é atender pelo menos 60% de servidores de cada unidade por semestre, atendendo a meta estabelecida para 2014”, disse.
PARCERIA
As ações fazem parte de um projeto comum entre as unidades de saúde, com a finalidade de investir na saúde do trabalhador, através dos projetos Cuidando do Cuidador, que visa a atenção especial ao profissional nas diversas áreas e o Programa de Educação em Saúde Bucal para servidores do SUS, que busca orientar o servidor sobre os cuidados com a saúde bucal e fazer o atendimento clínico básico ao trabalhador do SUS.
ETSUS
A Escola Técnica do Sus de Roraima está entre as 36 unidades instaladas no país. Criada há nove anos, é credenciada e reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação e nos últimos quatro anos já certificou 1.950 servidores, com cursos de 40h a 1.500h, com cursos de qualificação e cursos técnicos, executados em dois anos e meio.