No ano passado, 63 estudantes do Estado conquistaram medalhas de bronze na 9ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Outros 48 estudantes receberão Menção Honrosa, contabilizando 111 estudantes premiados.
Além disso, 14 professores também receberão premiações (diploma de homenagem e assinatura da Revista do Professor de Matemática), 40 escolas receberão kits de materiais didáticos, outras quatro unidades troféus.
As Secretarias de Educação de dos municípios de Cantá e São João da Baliza também receberão troféus. A entrega da premiação será realizada em 2014 em local e data a serem definidos pela coordenação Nacional do prêmio.
Dos 63 estudantes que serão agraciados com medalhas de bronze, três são alunos da rede federal, outros 16 são da rede estadual de ensino de escolas localizadas no interior e 44 alunos são de unidades estaduais localizadas na Capital.
A Menção Honrosa será entregue para 31 estudantes da rede federal e para 17 alunos da rede pública estadual de ensino. Entre os 14 professores premiados, 10 são de escolas do interior do Estado e quatro da Capital. Já entre as 40 escolas contempladas com materiais didáticos, 10 são da Capital e 30 do interior, entre elas, 15 instituições indígenas.
Para Margarete Medeiros, coordenadora da OBMEP na Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED), a cada ano o número de participantes tem aumentado.
“Percebemos um crescimento na participação de nossos alunos, especialmente no interior do Estado, o aumento foi bem expressivo. Isso também é um reflexo da mobilização dos professores, que estão cada vez mais estimulando os estudantes”, destacou Margarete.
Na 8ª edição da OBMEP, realizada em 2012, Roraima contou com 104 alunos premiados. Destes, 85 receberam a Menção Honrosa, 18 medalha de bronze e um aluno, da rede de ensino federal, recebeu medalha de ouro.
OBMEP
A OBMEP é direcionada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais. Professores, escolas e secretarias municipais de educação dos alunos participantes, também concorrem a prêmios.
A principal intenção da olimpíada é estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
A Olimpíada é dividida em três níveis, sendo Nível 1 (6° e 7° ano do Ensino Fundamental), Nível 2 (8° e 9° ano do Ensino Fundamental) e Nível 3 – (1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio).
A competição ocorre em duas fases, com aplicação de provas. A primeira fase é uma prova objetiva com questões de múltipla escolha e a segunda fase, uma prova discursiva. Outras informações sobre a OBMEP, como regulamento, formas de participação e a lista com o nome dos premiados, está disponível no site www.obmep.org.br.