As inscrições do processo seletivo de Residência Médica - SUS Roraima 2014 – foram prorrogadas. Os interessados agora têm até às 23h59 desta sexta-feira, dia 10, através do site www.ceremrr.com.br. As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet. São 43 vagas distribuídas para os Hospitais Geral de Roraima (HGR), Materno- Infantil Nossa Senhora de Nazaré e o da Criança Santo Antônio, e para as Unidades de Atenção Básica, da Secretaria Municipal da Saúde de Boa Vista.
O seletivo está sendo organizado pela Comissão Estadual de Residência Médica de Roraima (Cerem-RR) e visa o preenchimento de vagas para médicos residentes nos Programas de Residência Médica, credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica CNRM/MEC.
Até a manhã desta quarta-feira (08) já haviam sido realizadas 143 inscrições, destas 43 já estavam efetivadas através do pagamento da taxa. A taxa de inscrição é de R$ 250,00 reais, porém está isento os doadores de sangue que apresentarem no ato da inscrição, a declaração fornecida pelo Hemoraima/RR, comprovando que é doador regular, há no mínimo seis meses, e para os candidatos que comprovem renda familiar mensal igual ou inferior a três salários ou renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos.
O coordenador da Cerem/RR, Mauro Asato, destaca que serão 43 oportunidades para os programas de acesso direto e com pré-requisito. “As áreas de acesso direto são aquelas que o profissional pode se candidatar logo após o término do curso de medicina. Já a área com pré-requisito exige que o candidato já tenha cursado um programa de residência anteriormente como de de cirurgia, clínica médica, pediatria e ginecologia”, afirma.
Para as áreas de acesso direto serão 37 vagas. São 03 vagas para anestesiologia (HGR), 04 para Cirurgia Geral (HGR), 06 vagas para Clínica Médica (HGR), 03 para Infectologia (HGR), 03 vagas em Ortopedia e Traumatologia (HGR), para Obstetrícia e Ginecologia são 04 vagas (HMI), 06 para pediatria (HCSA) e 08 vagas para o Programa de Saúde da família e Comunidade (SEMSA/HCSA).
Para os programas com pré-requisito são destinadas 02 vagas para Mastologia (HMI), 01 vaga para Medicina de Urgência, 02 para a área Neonatal (HMI) e 01 para Videolaparoscopia (HGR).
Conforme Asato, os programas variam de dois a três anos e são uma boa oportunidade para os profissionais do estado. “Os programas dão a oportunidade da classe médica se fixar aqui, além de atrair médicos de outros estados para Roraima e ampliar nossa gama de profissionais”, confirma.
A seleção será feita em três fases, observando 50% para a prova objetiva, 40% para prática e 10% para arguição e análise curricular. A primeira fase que é a prova escrita será realizada no dia 23 de janeiro e no dia 25 de janeiro será prova prática e a arguição e análise curricular.