00:00:00

Odontologia Especializada

Sesau inaugura Centro de Especialidades Odontológicas nesta 5ª feira.


Moderno centro odontológico
 
A Secretaria Estadual de Saúde inaugura nesta quinta-feira, (09), às 8h30, o primeiro Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) vinculado ao estado. A unidade oferecerá oito especialidades odontológicas para a população: diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; periodontia (tratamento de gengiva), endodontia (tratamento de canal), prótese total e parcial removível, atendimento a portadores de necessidades especiais e cirurgia oral.
 
O CEO, que tem capacidade de realizar 1.200 atendimentos por mês, está instalado em um bloco da Policlínica Cosme e Silva, zona oeste da cidade, e vai funcionar das 8h às 12h e das 14h às 18h. São quatro consultórios completos, contendo equipamentos odontológicos modernos à disposição da população. Os atendimentos serão realizados por oito dentistas, que irão trabalhar por turnos.
 
Os Centros de Especialidades Odontológicas são uma das frentes de atuação do programa Brasil Sorridente, programa do Ministério da Saúde, que visa ampliar o acesso da população aos procedimentos odontológicos especializados e melhorar os índices de saúde bucal no país.
 
Conforme o secretário Estadual de Saúde, Alexandre Salomão, este será o local de referência para procedimentos complexos de odontologia. “O CEO representa a possibilidade de trabalhar as complexidades odontológicas e servir à população um atendimento de qualidade, que não é oferecido em postos de saúde”, destaca. O investimento do Governo do Estado em material de consumo e de serviços, e com equipamentos, soma R$ 424.074,88, aproximadamente. Com o funcionamento da unidade, o Estado receberá o incentivo do MS de R$ 11 mil mensais para auxiliar na manutenção e custeio.
 
De acordo com a gerente do Núcleo de Odontologia Especializada da Sesau, Thiane Almeida, os CEOs são estabelecimentos de saúde classificados como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidades. “Para receber os serviços no centro de especialidade, o paciente precisa passar pelo dentista da atenção básica, que irá encaminhá-lo ao CEO e lá será realizada uma triagem para identificar a complexidade do caso e então realizar o agendamento para dar início ao tratamento”, explica a gerente.
Thiane explica que a implantação da unidade é de fundamental importância, 
considerando a grande demanda reprimida. “O CEO vai garantir uma rede de atenção básica articulada com os serviços de maior complexidade, promovendo dessa forma, um adequado sistema de referência em saúde bucal”, afirma.
 
Ainda segundo Thiane, nos próximos três já serão inseridas mais três especialidade, radiologia e imagionologia odontológica e odontopediatria. 
“ Vamos ampliar o número de especialidades o mais breve possível para aumentar a cobertura do CEO e levar mais possibilidades de tratamento aos pacientes do estado”, reitera. Como próxima meta, em 2015 deverá implantar o serviço de ortodontia, com dois profissionais, para iniciar os trabalhos de colocação de aparelhos ortodônticos.

Últimas Postagens