00:00:00

Ano Letivo 2014

Escolas de Roraima receberão recursos para Educação Ambiental.


Verbas do FNDE em ações ambientais 
 
Uma novidade para o ano de 2014 na área de Educação Ambiental é a efetivação do “Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE Escolas Sustentáveis”, do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ao todo 60 escolas estaduais serão contempladas com os recursos desse programa. A ação faz parte de um esforço concentrado da Divisão de Educação Ambiental (DIAB), da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED).
 
As instituições de ensino receberão entre R$ 8mil a R$ 14mil para o investimento em ações educacionais sustentáveis. O valor varia conforme o número de alunos informados por meio do Censo Escolar da Educação Básica. 
O PDDE Escolas Sustentáveis consiste no repasse de recursos financeiros direto para as instituições de ensino, para que promovam ações voltadas à melhoria da qualidade de ensino, com foco em ações de sustentabilidade ambiental.
 
“Por meio deste financiamento, as escolas poderão fortalecer as iniciativas na área de Educação Ambiental, como a criação das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida), Agenda 21, aquisição de equipamentos que facilitem o acesso à internet”, acrescentou Creuza Evangelista, diretora do Departamento de Políticas Educacionais da SEED.
Além de material pedagógico como jogos, vídeos, livros e ainda adequações do espaço físico, bem como visitas a locais como museus, zoológicos, áreas protegidas, entre outras ações.
 
CALENDÁRIO
 
O calendário de atividades do setor já foi divulgado e o mês de janeiro será de reuniões técnicas e planejamentos. Já em fevereiro a equipe da DIAB entrará em contato com as escolas que possuem ações da Agenda 21 e da Comissão de Qualidade de Vida (Com-Vida).
 
No mês de março, entre os dias 17 a 21 será realizada a Semana da Água, com ações diferenciadas e palestras nas escolas. No dia 22 de março, Dia da Água, será realizada a já tradicional Benção das Águas, com a participação de um representante da Igreja Católica.
 
Já nos meses de abril e maio, serão realizadas oficinas para alunos e professores da rede estadual de ensino e no mês de junho, entre os dias 2 a 6, acontecerá a Semana do Meio Ambiente em comemoração ao Dia do meio Ambiente (5 de maio).
 
Em julho, terão início as conferências escolares pelo meio ambiente; Em agosto, oficinas para alunos e professores e no mês de setembro, está prevista a Semana da Árvore, no período de 21 a 26. No mês de outubro, será realizado o planejamento para o Encontro das Com-Vidas, previsto para ocorrer em novembro.
 
“Continuaremos incentivando as ações na área da Educação Ambiental, tendo em vista que em 2013 tivemos uma excelente participação de alunos, professores e comunidade em geral nos projetos da área, culminando inclusive com a participação de alunos de Roraima na Conferência Nacional pelo Meio Ambiente, em Brasília”, destacou Creuza Evangelista.

Últimas Postagens