A Escola Técnica de Saúde do SUS em Roraima (Etsus) planeja iniciar até a segunda quinzena de março próximo, a I Jornada de Educação em Saúde para os servidores do SUS. Ao todo serão atendidos 6.090 servidores de saúde, que atuam na capital e no interior, com 150 cursos gratuitos, distribuídos em 10 cursos que serão realizados simultaneamente em todos os municípios de Roraima.
Segundo Tânia Soares de Souza, diretora-geral da Etsus, a jornada faz parte de um programa da escola, em parceira com a Universidade Estadual de Roraima (UERR). “Os servidores a serem beneficiados são na sua maioria da Rede de Atenção Básica e das áreas de assistência em saúde. Os cursos serão executados nos níveis superior e médio. Com essa ação queremos qualificar os servidores, melhorar o desempenho individual e coletivo, proporcionar uma mudança comportamental nos ambientes de trabalho e aumentar o nível motivacional dos trabalhadores e profissionais que atuam na rede SUS”, complementou.
Os cursos devem iniciar na segunda quinzena de março e serão executados em várias áreas, como urgência e emergência, qualificação e capacitação para os agentes comunitários de saúde, de qualificação para ao agente de combate a endemias. “Queremos promover a execução de ações de educação em saúde, nos 15 municípios, de forma que possamos contribuir para a adequada formação, qualificação, valorização e democratização das relações do trabalho dos profissionais e trabalhadores da saúde, além de ampliar a formação técnica profissional de nível médio dos trabalhadores do SUS”, finalizou.
ETSUS
A Escola Técnica do Sus de Roraima está entre as 36 unidades instaladas no país. Criada há nove anos, é credenciada e reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação e nos últimos quatro anos já certificou 1.950 servidores, com cursos de 40h a 1.500h, com cursos técnicos, executados em dois anos e meio.
Em 2013, a escola concluiu seis turmas do curso de Técnico em Saúde Bucal, três turmas na capital e três no interior, e iniciou as três turmas do curso de Técnico em Hemoterapia, com carga horária de 1.500 horas, que deverão concluir a formação técnica, no primeiro semestre de 2015.
PARCERIA
Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e da Gestão da Escola Técnica, a Etsus ao longo dos noves anos de atuação em Roraima, tem firmado parcerias com diversas instituições nacionais e locais como a UNIVIRR, UERR, UFRR. Para as ações de 2014, foi firmada parceria com o Hospital Sírio Libanês, há 3 meses, o que irá proporcionar a realização de três especializações para servidores do SUS, nas áreas de saúde em Roraima.
Através das parcerias a escola consegue potencializar a execução de suas ações pedagógicas e educacionais e obter melhor desempenho voltado a valorização e qualificação do servidor do SUS. “Além disso queremos ainda em 2014, executar um curso de qualificação para os profissionais que atuam na área do diabetes do programa Educando Educadores sem Fronteiras, em parceira com Sociedade Brasileira de Diabetes”, complementou.