Exames e consultas nas ações
Pelo menos 7.274 atendimentos e procedimentos de saúde foram realizados nas 16 comunidades ribeirinhas do Baixo Rio Branco. Esse é o resultado das duas Caravanas da Saúde promovidas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), através do Departamento de Políticas de Saúde Itinerante (DPSI) durante 2013. Na primeira ação, realizada em junho, foram 4.768 atendimentos, e na segunda ação, entre os dias 08 e 24 de dezembro, 2.506. As comunidades ribeirinhas atendidas foram Santa Maria do Boiaçu, Santa Maria Velha, Sacai, Terra Preta, Lago Grande, Canauni, Cachoeira, Caicubi, Panacarica, Remanso, Floresta, Itaquera, Samauma, Xixuau, Dona Cota e São Jorge.
Os trabalhos envolveram uma equipe de pelo menos 30 profissionais, entre médicos nas especialidades de clínica geral, oftalmologia, pediatria, ginecologia, odontologia, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes de saúde bucal, microscopistas, regulação, serviços de ótica, coordenação, equipe de imunização e profissionais do setor administrativo. Na primeira caravana foram incluídos atendimentos na área de cardiologia.
Conforme o secretário estadual de Saúde, Alexandre Salomão, as ações atenderam ao planejamento previsto pela Sesau. “A caravana é um momento importante para os profissionais que atuam no SUS, porque através desse trabalho, podemos formar uma equipe com vários especialistas e oferecer ainda exames complementares às famílias que vivem em uma localidade distante. Além disso, a caravana consegue alcançar, em um mesmo momento, toda a família, desde a prestação de consultas, como realização de exames e até imunização, incluindo as crianças”, complementou.
Segundo Erich Volney Berger, diretor do Departamento de Políticas de Saúde Itinerante, na segunda ação foram realizados 2.506 atendimentos, entre 96 consultas e 146 ultrassons na área de ginecologia, exames oftalmológico (212), de pediatria (314), clínica médica (372), urologia (167). Na área de odontologia foram disponibilizados 402 atendimentos, entre procedimentos de profilaxia (limpeza), extração, obturação e aplicação de flúor, além de 87 exames preventivos, 12 testes de malária, 56 novos cartões do SUS e Imunização (462).
No entanto a novidade da segunda ação foi a substituição do cardiologista pelo Urologista. “Fizemos a alteração atendendo a uma resolução técnica, em que se entendia necessária uma atenção maior à saúde do homem, da mulher e da criança, por isso incluímos as consultas com o médico urologista e o exame do toque, pois nos homens ainda persiste a cultura de procurar o médico apenas quando já se está doente, e precisamo mudar essa visão”, finalizou Berger.
CARAVANA 2014
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) já começou a planejar a próxima ação da Caravana da Saúde, que segundo o cronograma de atividades da Sesau, está prevista para a segunda quinzena de março de 2014. O mesmo quantitativo de profissionais deverá ser envolvido, atendendo as mesmas comunidades ribeirinhas do Baixo Rio Branco.