Anchieta prega parceria com Sodiur
A Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima (Sodiur) tem nova diretoria. Na manhã desta segunda-feira (06), o tuxaua da comunidade Canavial, localizada no município de Normandia, Hélio Jerônimo, tomou posse como presidente interino da entidade.
Como vice-presidente foi escolhido, Abel Barbosa, tuxaua da comunidade do Flexal. A nova diretoria foi eleita para exercer o mandato até setembro deste ano, mês que também será realizada a assembleia geral para escolha da nova diretoria para uma gestão de quatro anos.
Segundo Hélio Jerônimo, a escolha dos novos diretores foi realizada em uma reunião da qual participaram a maioria dos líderes das comunidades que fazem parte da Sodiur. “Na antiga gestão estavam ocorrendo algumas decisões que não eram compartilhadas pelas lideranças e, nosso nome foi escolhido para reunir todas as comunidades e fortalecer nossa entidade”, explicou o novo presidente.
O governador José de Anchieta, que foi convidado a participara da posse, enfatizou que a decisão dos indígenas deve ser respeitada. “Foi uma escolha democrática e interna e não cabe ao governo interferir. Nosso papel é ser parceiro das entidades que representam os povos indígenas e fazer um trabalho que melhore cada vez mais a qualidade de vida destas comunidades”, destacou.
Anchieta disse ainda que o governo estadual continua com os investimentos nas comunidades. Nos próximos dias serão entregues 10 barcos que deverão ser utilizados no transporte escolar e casas de farinhas, além do fomento dos projetos de piscicultura e pecuária.
A Sodiur representa cerca de 50 comunidades indígenas localizadas nos municípios de Uiramutã, Pacaraima, Normandia, Alto Alegre e Amajari das etnias Macuxi, Pemon, Wapixana e Ingaricó.