00:00:00

Pesquisas Eleitorais

RR adota o registro já em vigor


 
 
O ano de 2014 é de eleições, onde serão escolhidos os governadores, senadores, deputados estaduais e federais, além do presidente da república. A partir da agora o registro de pesquisas eleitorais será obrigatório, de acordo com o calendário eleitoral. A nova regra começou a valer nesta sexta-feira (3).
 
Segundo o secretário judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE), Adnan Yuossef, esta medida é importante para que a Justiça Eleitoral saiba quem está patrocinando a pesquisa eleitoral, o porquê ela está ocorrendo e qual o universo das pessoas que estão sendo pesquisadas.
 
Obrigatoriedade dos registros das pesquisas eleitorais entra em vigor
"É obrigatório para que os partidos políticos Ministério Público e até mesmo o eleitor possa impugnar, caso haja distorção quanto a esta pesquisa eleitoral. Vamos imaginar que um instituto de pesquisa realize uma pesquisa e o 'Curral Eleitoral' de determinado candidato. Obviamente, que esta avaliação estará distorcida, portanto a Justiça Eleitoral quer evitar este tipo de situação", explicou o secretário.
 
A pesquisa eleitoral é responsável por captar a foto da opinião do eleitorado em um determinado momento. "A avaliação nem sempre é o resultado da eleição, inclusive a Justiça Eleitoral não interfere nos institutos de pesquisa, o que é solicitado apenas é o registro da pesquisa no site da Justiça Eleitoral", ressaltou Youssef.

Últimas Postagens