Balanço vê ações da DRE
A equipe da Delegacia de Repressão ao Entorpecente (DRE) da Polícia Civil efetuou até o dia 27 de dezembro a prisão de 86 pessoas em 2013 envolvidas com o tráfico de drogas e apreendeu 43,4 quilos de drogas, um percentual de 115,9% a mais que o ano anterior. Foram realizadas 40 operações de combate ao tráfico que desativou 53 pontos de vendas de entorpecentes.
Das prisões realizadas pela equipe da DRE, 72 pessoas foram presas em flagrante e 14 em cumprimento a mandados de prisão expedidos após serem representados à Justiça em virtude de investigações que apontaram a participação dessas pessoas no crime.
Os policiais cumpriram 17 mandados de busca e apreensão em diversos pontos da Capital. O saldo do enfrentamento ao tráfico de drogas pela equipe da DRE é considerado positivo pelo delegado geral de Polícia em exercício, Luciano Silvestre. Segundo ele, foram apreendidos ainda R$ 24 mil em espécie, sete armas de fogo e 25 veículos."Os veículos davam suporte a ação dos traficantes e o dinheiro apreendido eram oriundo da venda da droga", assegura.
Também foram realizados 22 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs), por se tratar de crime de menor potencial ofensivo.
Durante o ano, os agentes da DRE apreenderam também 24,2 quilos de cocaína e 19,2 de maconha, totalizando 43,4 quilos de drogas, um percentual de 115,9% a mais que o ano de 2012 que resultou na apreensão de 20,095 quilos de drogas. Com o trabalho investigativo também foi possível desativar 53 pontos de drogas em vários pontos da cidade.
Para Luciano Silvestre, dentre as 40 operações realizadas no combate ao tráfico de drogas, a mais expressiva foi a desarticulação de uma rede internacional e interestadual de tráfico de drogas que envolvia detentos do sistema prisional.
Além dos trabalhos investigativos de combate ao tráfico de drogas, a equipe da DRE realizou várias palestras de prevenção nas escolas da capital. Essas palestras tiveram por objetivo alertar crianças e adolescentes dos perigos das drogas.
EM 2012
Em 2012 a equipe da DRE efetuou a prisão em flagrante de 85 pessoas e apreendeu 20.095 quilos de drogas. Pelo menos 54 pontos de vendas de drogas foram desarticulados pelos policiais que trabalham no enfrentamento ao tráfico de drogas. Em 2011 foram 61 pessoas presas e 17.064 quilos de drogas apreendidos.
Segundo Luciano Silvestre, a participação do cidadão denunciando a atuação de drogas na cidade é de extrema importância para as Polícias.
“Contamos com o empenho de todas as equipes da Polícia Civil no combate ao crime e no caso específico do tráfico de drogas, tivemos o empenho da dos policiais da DRE (escrivães e agentes), que ao longo deste ano foi coordenada pelo delegado Alberto Correia. A Polícia Civil contou também com a colaboração do cidadão, que nos municiou com informações ao Disque Denúncia, que hoje atende pelo número 181 e possibilitou a execução de inúmeras prisões”, disse.