Garantia de paz na virada do ano
Durante a 42ª reunião extraordinária do Gabinete de Gestão Integrado (GGI), realizada no final da manhã desta sexta-feira, 27 e coordenada pelo vice-governador Chico Rodrigues, foi discutido o esquema de segurança a ser montado para o ano novo em Roraima. Aproximadamente 500 profissionais de segurança pública estarão fortalecendo os trabalhos, que contará ainda com o suporte da Unidade Móvel de Segurança Pública.
A reunião aconteceu na Secretaria de Segurança Pública (SESP) e contou com a presença do vice-governador de Roraima, Chico Rodrigues e foi presidida pelo secretário de Segurança, Francisco Sá Cavalcante.
Participaram também o secretário adjunto da SESP, Eduardo Brasileiro, a delegada geral em exercício Eliane Gonçalves, diretores de Departamentos da Instituição, o comandante da PM, coronel Edison Prola e oficiais da corporação, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Leocádio Menezes, e uma equipe de oficiais, o secretário de Justiça e Cidadania, coronel Waney Vieira, o diretor de Segurança do Departamento Estadual de Trânsito, Natanael Filipe, o diretor em exercício da Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago, Herbert Amorim, o secretário municipal de Segurança e Trânsito Urbano, Gerson Moreno e representantes da Guarda Civil Municipal e a inspetora Elani da Polícia Rodoviária Federal.
De acordo com o vice-governador, Chico Rodrigues, a meta principal do Governo do Estado é coordenar a operação policial, por meio do GGI, para que ao final do ano haja um aparato de segurança fortíssimo que garanta a participação, a diversão e a entrada do ano novo em paz para todos os roraimenses.
Destacou que a ação deve começar na segunda-feira, 30 e se prolongará até o dia 1º de janeiro. Estarão envolvidos no trabalho policiais militares, civis, agentes municipais do Trânsito e do Departamento Estadual de Trânsito, Guardas Municipais e Polícia Rodoviária Federal.
De acordo com o vice-governador o esquema de segurança montado é para atender a todo o Estado e, na Capital, o foco principal será o Parque Anauá, onde haverá a festa de fim de ano com previsão para receber mais de 40 mil pessoas.
"Teremos um grande reforço policial envolvido em toda a segurança pública. A concentração maior será no Parque Anauá, pois ali teremos mais de 40 mil pessoas, sem deixar de atender aos bairros mais afastados, com policiamento em tempo real, com carros e motocicletas", explica.
O Secretário de Segurança Pública, Francisco Sá Cavalcante observou que o objetivo principal é proporcionar que as pessoas tenham tranquilidade na virada do ano, quando terá uma maior movimentação na Capital. Ele destacou a importância da integração entre as forças de Segurança Pública.
"Quando se trabalha de forma integrada as polícias se tornam mais eficientes, o sistema se torna eficiente. A deficiência de um é suprida pela eficiência do outro. Isso faz com que todas as ações desenvolvidas sejam mais objetivas e possam proporcionar uma melhor Segurança Pública para o Estado", disse.
O comandante da Polícia Militar, coronel Edison Prola, assegurou que o planejamento operacional já foi feito e que entre 180 a 200 policiais militares reforçarão a Segurança da Capital na virada do ano, não somente no Parque Anauá, mas no policiamento normal da cidade. Disse ainda que foram designados policiais para atuar no Interior do Estado.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Leocádio Menezes destacou que 180 bombeiros militares estarão atuando na cidade e que o caminhão de combate a incêndio dará suporte aos trabalhos.
A delegada geral em exercício Eliane Gonçalves disse que uma equipe de 20 policiais formada por delegados, agentes e escrivães de Polícia estará atuando no Parque Anauá e utilizarão a Unidade Móvel de Segurança Pública para lavrar procedimentos necessários no local. Além disso, segundo ela, a Central de Flagrantes também foi reforçada.
O diretor de Segurança do Detran, Natanael Felipe, informou que estará com uma equipe de agentes reforçando o trabalho de controle do trânsito nas imediações do Parque Anauá. Essa ação vai contar também com o apoio dos agentes de trânsito do Município.
O secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Gerson Moreno, informou que o efetivo da Guarda Municipal foi designado para atuar nas praças públicas. Disse ainda que o trabalho será reforçado nas imediações do Complexo Ayrton Sena e próximo ao Aeroporto, além do mini terminal de ônibus.
Para o vice-governador, toda essa integração das forças de Segurança Pública do Estado e o reforço no policiamento levará mais tranquilidade e segurança à população.