Quatro profissionais do Viva Comunidade (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência) representaram, este mês, a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta no I Congresso Internacional sobre Intervenção Social e Educativa em Grupos Vulneráveis, que aconteceu na cidade de Almería, Espanha.
As professoras Simone Catão, Rejane Gonçalves, Veranilda Matos e Shirlei Catão realizaram uma apresentação do trabalho desenvolvido no Viva Comunidade, ressaltando os serviços oferecidos na Unidade e seus benefícios aos mais de 600 usuários atendidos. Roraima foi o único Estado brasileiro a participar do Congresso.
Além disso, a secretária Shéridan de Anchieta foi homenageada com uma placa e um certificado de reconhecimento pelo trabalho de excelência desenvolvido no Viva Comunidade. Os títulos foram emitidos pela Universidade de Jaén, uma conceituada instituição de ensino da Espanha.
“Cada prêmio que recebemos pelo trabalho desenvolvido no Viva Comunidade faz com aumente o nosso compromisso em oferecer às pessoas com deficiência serviços de excelência, que contribuam para a inclusão e melhoria da qualidade de vida dos nossos usuários”, disse a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
O Viva Comunidade atende, atualmente, 700 pessoas com deficiência, oferecendo atendimentos especializados nas áreas de educação especial, estimulação precoce, saúde, artes e desporto. Os usuários são acompanhados por uma equipe multiprofissional composta por mais de 200 servidores.
LIVRO
As profissionais do Viva aproveitaram, ainda, para lançar o livro “Inclusão Dá Certo”, elaborado com base na dissertação de mestrado de cada uma das professoras, que trataram de assuntos, como “Afetividade dos funcionários em relação aos alunos com deficiência atendidos no Viva Comunidade”, “A contribuição da arte através das expressões artísticas para o desenvolvimento cognitivo do aluno com deficiência mental”, “Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e no ensino superior”.
OUTRAS PREMIAÇÕES
Em 2012 a Unidade recebeu o prêmio Destaque Nacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social, organizado pelo Instituto Ambiental Biosfera. Ainda em 2012, o Viva ganhou o Prêmio Construindo a Nação, organizado pelo Instituto Cidadania Brasil, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Em 2013, o Viva Comunidade recebeu, durante o 12º Seminário Binacional de Gestão Pública, realizado em Portugal, duas premiações pelo trabalho desenvolvido na Rede Viva. O “Diploma de Destaque Luso-brasileiro em Gestão Pública” e a “Medalha de Destaque Luso-brasileiro em Gestão Pública” são concedidos a gestores brasileiros que se destacaram por desenvolverem programas e projetos que contribuem para o desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural dos Estados.
No mês de novembro, pelo segundo ano consecutivo, o Viva Comunidade foi contemplado com o Prêmio Construindo a Nação.