Crianças de Normandia atendidas
O Governo de Roraima, por meio das secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) entregou, neste sábado (21) mais de 200 kits do Cuidar para pais e responsáveis de crianças que moram no município de Normandia.
Ainda neste domingo (22) e segunda-feira (23) estão sendo atendidas crianças de localidades do sul do Estado, como Novo Paraíso, Entre Rios, sede do município de Caroebe, Jundiá, Nova Colina, Rorainópolis, Martins Pereira, São João da Baliza, São Luiz do Anauá, Vila Moderna e Equador.
“Estamos dando continuidade às entregas do Cuidar no interior do Estado, onde a distribuição acontece a cada dois meses. Ao todo, vamos atender 12 localidades, somando mais de 1.500 crianças beneficiadas com o leite”, disse a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
Janilse Pereira (31) é moradora do município de Normandia e possui dois filhos que são atendidos pelo Cuidar. Segundo ela, o Programa tem ajudado no desenvolvimento das crianças. “Estou muito feliz, pois meus filhos estão crescendo com saúde e isso é o mais importante. Além disso, o Cuidar está me ajudando nas despesas de casa, já que não preciso mais gastar com o leite”, contou.
O Cuidar atende as orientações do Ministério da Saúde (MS) sobre o aleitamento materno exclusivo, em que a criança se alimenta apenas do leite da mãe até os 6 meses de vida, após esse período oferece a complementação alimentar, através do leite.
O programa atende, ainda, duas especificidades, crianças órfãs ou filhos de mães com diagnóstico de HIV que recebem, mensalmente, desde o nascimento até os 6 meses de vida, um kit contendo 8 latas de leite. Após esse período, passam a receber 4 latas de leite, por mês, até completarem a idade limite do programa.
LEITE
O kit do Cuidar é montado de acordo com a idade da criança. Para os beneficiários que têm entre 6 meses e 2 anos e 11 meses, o leite oferecido é o adequado para atender as necessidades desta faixa etária.
Após esse período, a criança passa a receber outro tipo de leite, com a composição nutricional necessária para o desenvolvimento saudável até os quatro anos, idade limite do programa.