Saúde discute ações no Sul
Técnicos e coordenadores da Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) seguirão, com o secretário de Saúde, Alexandre Salomão, para a última reunião da Comissão Intergestores Regional do Sul do Estado (CIR-SUL) Rio Branco. O encontro vai ocorrer na próxima segunda-feira, 23, no auditório da Câmara Municipal de Caroebe, a partir das 10h. A pauta possui 18 pontos de debate, e será apresentada pelos secretários de saúde pertencentes a região de saúde.
Seis municípios integram a região de saúde CIR-Sul: Caracaraí, Iracema, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz do Anauá e Caroebe. Ocorreram ao longo do ano três reuniões ordinárias, com objetivo de discutir a problemática da região, bem como apontar garantias de melhorar a assistência ao cidadão de forma descentralizada. A reunião será, primordialmente, para escutar os anseios e desafios de cada município, para depois traçar coletivamente o andamento nas demandas apresentadas.
A chamada regionalização da Saúde, entretanto, é um processo complexo e dinâmico, que requer profunda sinergia entre União, Estado e municípios. “A descentralização dos serviços de saúde promove a ação cooperativa entre os gestores do SUS e o fortalecimento do controle social', frisou o secretário estadual de Saúde, Alexandre Salomão.
Conforme Salomão, para organizar a rede de ações e serviços de saúde, assegurando o cumprimento dos princípios constitucionais de universalidade do acesso, equidade e integralidade do cuidado a hierarquização é primordial a descentralização dos serviços, visando à racionalidade no atendimento e evitando que casos simples sejam atendidos em hospitais com elevada complexidade.
Salomão salientou que espera encontrar todo o colegiado de secretários, pois a participação dos municípios é essencial para que possa promover a regionalização de forma eficiente. “Sempre sob a lógica do usuário do SUS. E para que haja a desejada mobilização dos gestores, é necessário intensificar o diálogo”, afirmou.
PAUTA
Entre os assuntos que serão apresentados pelos secretários de saúde dos seis municípios na reunião, destaca-se o Programa Mais Médicos, Sistema Sisprenatal, implantação e implementação de um laboratório de análises clínicas na Vila Santa Maria, para atender as comunidades ribeirinhas de Caracaraí e Rorainópolis.
A reestruturação do Centro de Referência Saúde do Trabalhador Regional de Rorainópolis, efetuar a pactuação intergestor para garantir o acesso da população ribeirinha aos serviços de saúde, por meio da unidade de saúde fluvial da Estratégia da Família adquirida pelo município de Rorainópolis, entre outros assuntos terão também destaque na reunião.