Ações mobilizam 56 mil alunos
Ao longo do ano de 2013, a comunidade escolar fortaleceu as ações voltadas à área da Educação Ambiental por meio de palestras, conferências, projetos, oficinas entre outras ações. As atividades foram coordenadas pela Divisão de Educação Ambiental (DIAB), da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED).
A DIAB vem estimulando as instituições de ensino a desenvolverem ações de Educação Ambiental por meio da implantação da Agenda 21 e Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida). A ideia vem gerando resultados positivos.
Entre eles, a participação da delegação de Roraima na IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, realizada em Brasília (DF), no período de 23 a 28 de novembro. A Conferência, que teve como tema “Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis”, contou com 20 delegados de Roraima, estudantes de 19 escolas entre indígenas, do interior e Capital.
Antes disso, os alunos participaram da Conferência Estadual do Meio Ambiente. O evento, realizado de 29 a 31 de outubro em Roraima, teve a participação de 66 alunos e 66 professores, os quais foram selecionados durante o processo das conferências escolares.
As conferências escolares ocorreram entre os meses de abril e setembro deste ano e mobilizaram 40 mil estudantes de 66 escolas estaduais,sendo 41 da Capital, 19 do interior e seis escolas indígenas. Todas as instituições assumiram a responsabilidade de educar para a sustentabilidade, definindo projetos individuais e coletivos.
AÇÕES
Além de promover e orientar as ações nas escolas, a DIAB também realizou em março de 2013, a Semana das Águas, mobilizando cinco escolas estaduais com uma programação diferenciada para discutir a importância e a problemática dos nossos recursos hídricos. Ainda nesta semana, foi realizada a Benção das águas, com a participação de 50 estudantes da Escola Caranã.
Em 2013, a DIAB também prestou assessoramento às escolas da rede estadual de ensino tanto da Capital quanto do interior, para promover a efetiva execução da Política Estadual de Educação Ambiental. Também realizou oficinas, palestras educativas e videoconferências para professores.
De maneira geral, para o chefe da DIAB, Tácio Raposo, a Educação Ambiental em Roraima deu um grande avanço, o que pode ser confirmado com a realização de bons projetos nas escolas, Mas, segundo ele, ainda é preciso mais investimento para o setor, em especial para os professores.
“Tivemos muitos resultados positivos esse ano e uma ótima articipação das escolas. Mas é preciso fazer mais. Em 2014, vamos intensificar a oferta de formação permanente e continuada para os professores, só assim conseguiremos difundir o verdadeiro papel da Educação Ambiental”, destacou Tácio.
ESCOLA SUSTENTÁVEL
Outra novidade para 2014 será a efetivação do “Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE Escolas Sustentáveis”, do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE). No ano que vem, 60 escolas estaduais serão contempladas com os recursos deste programa.
As instituições de ensino receberão entre R$ 8mil a R$ 14mil para o investimento em ações educacionais sustentáveis. O valor varia conforme o número de alunos estabelecido no Censo Escolar da Educação Básica.
O PDDE Escolas Sustentáveis consiste no repasse de recursos financeiros direto para as instituições de ensino, para que promovam ações voltadas à melhoria da qualidade de ensino, com foco em ações de sustentabilidade ambiental.
Por meio deste financiamento, as escolas poderão fortalecer as iniciativas na área de Educação Ambiental, como a criação das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida), Agenda 21, aquisição de equipamentos que facilitem o acesso à internet.
Além de material pedagógico como jogos, vídeos, livros e ainda adequações do espaço físico, bem como visitas a locais como museus, zoológicos, áreas protegidas, entre outras ações.