Francisco Espiridião/Secom
O vice-governador Chico Rodrigues convocou os órgãos responsáveis pelo monitoramento de trânsito da capital para uma reunião, na tarde de ontem, no gabinete do diretor-presidente do Detran. A finalidade do encontro foi
o relançamento da Operação Salvando Vidas.
Lançada por Chico Rodrigues em janeiro de 2011, a operação conseguiu alcançar o objetivo a que se propôs. De janeiro a julho daquele ano, os acidentes de trânsito tiveram queda da ordem de 29%, de acordo com registros do Hospital Geral de Roraima. Para a reativação da operação, Chico reuniu representantes dos diversos órgãos envolvidos com a questão do trânsito.
Entre os presentes, o secretário de Segurança Pública, Francisco Sá Cavalcanti, o diretor-presidente do Detran, Edgilson Dantas, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Leocádio Menezes, o subcomandante da Polícia Militar, coronel Amaro Júnior, representantes da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST), do Departamento Municipal de Trânsito (DMTran), da Guarda Municipal, além de outros órgãos governamentais.
A intenção, segundo Chico Rodrigues, é retomar mais intensamente a operação, combinada com todos os órgãos governamentais, “de forma mais dura, mais firme. Queremos dar um choque de gestão no trânsito, principalmente nesse período, em que os acidentes tendem a aumentar.”
Chico disse que a operação será intensificada nos fins de semana, durante todo o período de festas, “quando se multiplicam os acidentes”. Explicou que as ações terão a “transversalidade” da prefeitura de Boa Vista através do DMTran e da Guarda Municipal, com os órgãos de governo.
“Nós queremos fazer uma ação de proteção do cidadão, uma operação combinada para que ao final do período de festas [não se tenha um alto número de pessoas mutiladas ou mortas em decorrência de acidentes de trânsito]”, disse o vice-governador. “Queremos orientar os condutores e não afugentá-los.”