Dinheiro contra homicídios
Durante a última reunião ordinária de 2013, foi apresentada ao Gabinete de Gestão Integrado (GGI) uma explanação sobre os cinco convênios firmados com o Ministério da Justiça por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e o Governo de Roraima através da Secretaria de Segurança Pública (Sesp). Ao todo R$ 9,2 serão liberados para fortalecer as Polícias Estaduais. Um desses recursos será aplicado para o melhor aparelhamento da Delegacia Geral de Homicídios (DGH).
A reunião aconteceu na Sala de Reuniões da SESP e contou com a presença do vice-governador de Roraima, Chico Rodrigues e foi presidida pelo secretário de Segurança, Francisco Sá Cavalcante. Participaram o secretário adjunto da SESP, Eduardo Brasileiro, a delegada geral em exercício Eliane Gonçalves, diretores de Departamentos da Instituição, o comandante da PM, coronel Edison Prola e oficiais da corporação, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Leocádio Vasconcelos e uma equipe de oficiais, o secretário de Justiça e Cidadania, coronel Waney Vieira, o diretor do Departamento Estadual de Trânsito, Edgilson Dantas, o diretor da Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago, Paulo Sérgio, o secretário municipal de Segurança e Trânsito Urbano, Gerson Moreno e representantes do da Guarda Civil Municipal.
O GGI apresentou o resultado dos trabalhos de 2013, em especial as ações integradas de Segurança tanto da Capital, quanto no Interior, em especial da Estratégia Nacional de Segurança na Fronteira (Enafron).
O Corpo de Bombeiros apresentou o resultado da campanha “Prevenção e Cidadania: Comércio Legal”, que objetivou atuar de forma preventiva junto ao comércio de Boa Vista.
O secretário de Segurança Pública destacou que foram firmados cinco convênios neste mês com a Senasp para um maior investimento no Sistema de Segurança Pública.
Um deles prevê investimento no Sistema Nacional de Informações de Segurança Publica, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp), permitindo a aquisição de equipamentos para o registro de Boletim de Ocorrência online.
Outro convênio prevê a aquisição de equipamentos para melhor estruturar a Delegacia Geral de Homicídios (DGH). Segundo Sá Cavalcante, Roraima tem sido destaque no País em solução de crimes de homicídios.
"É preciso premiar a equipe da DGH investindo em equipamentos que dê condições a essa equipe trabalhar melhor e dar mais respostas à sociedade", disse Sá Cavalcante.
O terceiro convênio firmado prevê a implantação do Sistema de Monitoramento nas cidades de Caracaraí, Pacaraima, Bonfim e Rorainópolis.
O quarto convênio prevê a aquisição de equipamentos de rádio comunicação digital para os municípios de Caracaraí e Rorainópolis.
O quinto convênio visa a aquisição de mais equipamentos para equipar a Polícia Técnica de Roraima, atendendo os institutos de Criminalística, Identificação e de Medicina Legal.
Os representantes do Sistema de Segurança discutiram ainda sobre a elaboração do Plano de ação alusivos aos convênios assinados. trataram ainda sobre a portaria nº 136 de 20 de novembro de 2013 que trata sobre a política de pessoal dos profissionais de Segurança Pública na faixa de fronteira (Enafron).
Outro assunto discutido é sobre a municipalização do GGI, não somente em Boa Vista, como em outros municípios de Roraima e, também foram discutidos questões do programa Crack é possível vencer.
Para o vice-governador Chico Rodrigues é importante a integração do Sistema de Segurança do Estado. Ele enalteceu a atuação do GGI e disse que a orientação do Governo é de que todas as instituições de segurança tenham um comando unificado para que possam melhor operacionalizar as ações de segurança de Roraima partindo da capital.
"Obviamente que a demanda reprimida é muito grande, a necessidade de potencializar com equipamentos e com pessoal capacitado também é recorrente e o Estado está trabalhando neste sentido. A vantagem do GGI é isso, integrar o Sistema, cada um operando dentro de suas áreas específicas , mas de forma transversal no sentido de dar mais segurança a população do Estado", disse.
EXTRAORDINÁRIA
O GGI fará uma reunião extraordinária nesta quarta-feira, 18, no Departamento Estadual de trânsito (DETRAN), às 14 horas, para discutir as ações de segurança para coibir a violência no trânsito durante as férias de fim de ano.