00:00:00

Ensino Médio/2013

Senar forma turma do Pronatec


Durante todo ano de 2013, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec no SENAR), qualificou alunos em todo interior de Roraima, contribuindo para a melhoria da qualidade do Ensino Médio, por meio da Educação Profissional, e ampliação das oportunidades educacionais dos trabalhadores. E os resultados serão mostrados nesta quinta-feira (19), à partir das 10h, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG). No total, 1.340 alunos estão prontos para receberem os certificados de conclusão dos cursos do Pronatec no SENAR. Foram aplicados 78 modalidades gratuitas entre elas: auxiliar administrativo rural, inseminador artificial, piscicultor, domador de cavalos e identificador florestal.
 
As histórias dos alunos revelam o quanto a Instituição investiu em educação profissional e melhoria de vida. Exemplo disso é a participação da geógrafa recém-formada, Francisca Soares que mora no município de Amajarí. Ela fez o curso de identificador florestal – aprendizado técnico que ensinou sobre o levantamento de áreas que serão georeferenciadas, identificando os tipos de árvores da região, bem como o uso correto de GPS e, ainda, medir a altura de árvores, entre outras técnicas. Francisca (mais conhecida como Chaguinha) se surpreendeu com o aprendizado, pois absorveu técnicas que ainda não sabia.
 
 
“Trabalho com fiscalização ambiental no meu município e o treinamento mostrou práticas que não tinha conhecimento. Foram técnicas novas que vão servir para minha área, como por exemplo “cubar madeira”, não sabia medir e nem tirar o volume de uma árvore. Agora eu sei”, comemorou.
 
Os cursos oferecidos pelo Pronatec no SENAR, são aplicados em 200 horas, divididas em aulas teóricas e práticas. O instrutor do curso de auxiliar administrativo rural, Douglas Martins, do município de Cantá, disse que os alunos estão preparados para o mercado de trabalho.
 
“Na minha opinião há emprego para todo mundo, mas o que falta é mão de obra qualificada. Pensando nisso preparamos as turmas para atender as demandas de mercado. Todos foram dedicados aos estudos e notei que existe interesse grande por parte deles. O presente deste final de ano é, sem dúvida, oferecer para Roraima mais pessoas qualificadas”, afirmou Martins.
 
O gestor do Pronatec no SENAR em Roraima, Márcio Bergmann confirmou que em 2014 serão 202 turmas e que o início das aulas está previsto para fevereiro. A gestão anunciou que além da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), haverá pactuações também com o Ministério da Cultura (Minc) para atender a área de Promoção Social (PS): pintura em tecidos e outras atividades. “Em janeiro os instrutores serão treinados para atenderem os alunos e farão cursos nas áreas que eles atuam, ou seja, atualização ainda melhor para atender nosso público-alvo com qualidade que a Instituição exige”, ressaltou.
 
O presidente do SENAR em Roraima, Almir Sá, afirmou que todo o investimento em educação contempla a missão da Instituição, além de promover aprendizado às pessoas que estão no interior sem acesso aos serviços básicos de educação.
 
“Vamos terminar o ano na certeza que cumprimos mais uma etapa e obrigação. Levamos conhecimento à área rural. Com os mais de 1300 alunos que se formarão agora, temos a certeza que vamos inserir no mercado de trabalho jovens e adultos capacitados para atender demandas urgentes”, disse.

Últimas Postagens