00:00:00

Transporte Escolar

Novos ônibus escolares atenderão alunos com necessidades especiais.


18 escolas serão atendidas
 
de mil alunos de 18 escolas da rede pública estadual (indígenas e não indígenas) passarão a ser atendidos com veículos adaptados para portadores de necessidades educacionais especiais dentre eles, cadeirantes. Cinco microônibus foram entregues na manhã desta segunda-feira (16) pelo governador José de Anchieta aos gestores escolares que serão beneficiados pela ação.“São os cinco primeiros microônibus de um pleito de 250 que fizemos ao Governo Federal. São veículos para atender alunos de zonas rurais e indígenas. Trata-se de uma parceria e um sonho realizado em poder atender as crianças especiais”, frisou José de Anchieta.
 
A aquisição se deu em função de um convênio firmado entre o Governo do Estado/Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED) e o Governo Federal, por meio do Programa “Caminho da Escola”. Ao todo foram comprados 25 veículos, sendo que 20 serão distribuídos até o final de janeiro de 2014.
 
As cinco unidades entregues têm lugar para cadeirante e uma cadeira de rodas para auxílio no transporte dos alunos. As outras 20 unidades que serão entregues no próximo ano contam com plataforma elevatória para deslocamento de cadeira de rodas.
 
A fim de atender ao Ministério da Educação e o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), as duas empresas contratadas fabricaram os ônibus exclusivamente para o Programa, que é uma iniciativa do Governo Federal de padronizar o transporte escolar em todo o País. 
 
INVESTIMENTO
 
O investimento, no total de R$ 5.992.025,00, é oriundo do Ministério da Educação (MEC). Os demais veículos que serão adquiridos ao logo de 2014 atenderão as cerca de 300 escolas localizadas no interior e área indígena que dependem do transporte escolar terceirizado, conforme previsão do Plano de Ações Articuladas (PAR).
 
Segundo José de Anchieta, os impostos que recolhemos aqui em Roraima para o Governo Federal têm que ser revertidos em benefícios para nossa sociedade e a entrega desses microônibus é fruto disso.
 
Para a primeira-dama e secretária Extraordinária da Promoção Humana e Desenvolvimento Social, Shéridan de Anchieta, a aquisição desses microônibus representa maior apoio ao tratamento da população escolar que tem necessidades especiais e precisam se deslocar para as atividades de estimulação precoce no Viva Comunidade, por exemplo. “O governo estabeleceu prioridade em trabalhar com compromisso,responsabilidade e amor e hoje podemos ver o resultado do nosso trabalho traduzido na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas com deficiência”, ressaltou Shéridan de Anchieta.
 
Uma das escolas contempladas pela ação foi a Escola Estadual Indígena Tuxaua Luiz Cadete, da Comunidade Canauanim, município do Cantá. Segundo o gestor escolar, Gleidson Nicácio, serão atendidos 11 alunos portadores de necessidades especiais, que a partir de agora terão o deslocamento garantido para a continuidade das atividades de atendimento no Viva Comunidade.
 
Conforme o vice-governador, Chico Rodrigues, o Programa Caminho para a Escola é fundamental para resolvermos problemas decorrentes em nosso Estado, que têm rotas difíceis em região de serra, campo, mata e projeto de assentamento, o que dificulta bastante o deslocamento e planejamento em nível de Secretaria. 
 
A secretária Estadual de Educação e Desportos, Lenir Rodrigues, disse que se trata de ônibus rurais, adaptados para as estradas de difícil acesso, uma vez que são altos, e contam com rampa, cadeira de rodas e acento adequado para cadeirantes que realizarão tratamento de estimulação precoce e outros atendimentos no Viva Comunidade.
 
Os veículos têm capacidade para 26 lugares, sete mil metros de comprimento, tracionado (4x4) e plataforma elevatória veicular (em 20 unidades). Os motoristas que conduzirão os veículos devem, preferencialmente, ser servidores efetivos, possuir carteira de motorista categoria “E”, e ainda deverão passar por uma capacitação do transporte escolar.

Últimas Postagens