PF e PRF nas eleições de 2014
Nesta sexta-feira (13/12), das 10h30 às 13h30, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), foi realizada a 2ª Reunião Eleições 2014, com a participação de representantes de diversos partidos, juízes eleitorais, advogados e militantes da política local.
Em uma construção coletiva e democrática para pleito eleitoral, o evento foi aberto pelo presidente em exercício do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, que levou aos presentes, informações sobre reunião realizada nessa quinta-feira (12/12) em Brasília, com autoridades das Polícias Federal e Rodoviária Federal, que garantiram reforço no policiamento da capital e cidades do interior, nas eleições de 2014.
Mauro Campello adiantou a presença confirmada de 80 homens da Polícia Rodiviária Federal (PRF), agindo uma semana antes do pleito e no dia das eleições, percorrendo estradas em todo o Estado, coibindo crimes eleitorais como transporte de eleitores e grandes quantias de dinheiro em espécie. “Vamos tentar profissionalizar as campanhas. Este ano não vamos admitir justificativas de que não há bancos nos municípios, por isso, partidos precisam circular com grandes quantias de dinheiro. É preciso abrir conta, pegar os talonários de cheque, o partido tem que entender isso e sair do amadorismo”, disse, destacando a necessidade de ter profissionais envolvidos na campanha, cumprindo corretamente o que prega a legislação eleitoral, quanto ao uso de dinheiro. “As eleições precisam acontecer de forma transparente, ética e limpa e esse é o foco dessas reuniões, planejadas ainda na gestão do desembargador Gursen de Miranda, as quais vou dar continuidade, ouvindo representantes de partidos, o Ministério Público e os juízes eleitorais”, disse.
A 2ª Reunião Eleições 2014 contou com a presença dos juízes eleitorais Jésus do Nascimento, Bruno Fernando Costa, Parima Dias Veras, Ari Moutinho Júnior e Renato Albuquerque, além do procurador regional Eleitoral, Leonardo Galiano.
Participaram representantes dos partidos PSD, PHS, PSDB, PR, PC do B, SDO, PV, PDT, Pros, PRB, PP, PMDB, PPS, PSL e PP.
A reunião teve como palestrantes Nasser Humze Hamid, bacharel em Direito, analista judiciário do TRE-RR desde 1994, especialista em Processo Civil, palestrante em temas de Direito Eleitoral, chefe da Coordenadoria de Jurisprudência e Documentação do TRE-RR e Randerson Aguiar, analista judiciário, servidor do TRE-RR desde 2004, assessor jurídico da Presidência do TRE-RR, bacharel em Direito pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e especialista em Direito Civil e Processo Civil.
Eles ministraram palestras sobre Pesquisa de Opinião, Benefícios Sociais da Administração Pública (legalidade e utilização dos programas sociais de Governo durante as eleições) e Revisão Geral das Remunerações. Ao final das apresentações, representante de partidos puderam expor dúvidas e fazer sugestões sobre os temas, diretamente ao presidência da Corte Eleitoral.
A 1ª Reunião Eleições 2014 foi realizada em 16 de setembro e contou com boa adesão por parte dos representantes de partidos, que puderam tirar dúvidas sobre os temas então abordados. A 3ª Reunião Eleições 2014 está agendada para 20 de março de 2014 e terá como foco as normas de escolha e substituição de candidatos e formação de coligações. Ao todo, serão 10 reuniões de orientação e disseminação de informação acerca do pleito eleitoral, sendo a última em 27 de novembro de 2014.