Aurora da Minha Vida, a peça
Na próxima segunda-feira, dia 16 de dezembro, às 9h30min, no Auditório do Campus Boa Vista, será apresentada a peça teatral Aurora da Minha Vida pelo Grupo de Teatro Coração.
Escrita por Naum Alves de Souza em 1981, Aurora da Minha Vida é uma comédia situada em uma sala de aula da década de 1970, mostrando o retrato das deformações provocadas pelo regime militar no ambiente escolar. Conforme o autor, se a escola é um campo de formação do ser humano, a peça mostra que ela pode ser também um lugar de deformação e de subordinação ao poder.
O Grupo de Teatro Coração é formado por alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) e coordenado pelo professor Pierre Pinto. Conta, atualmente, com cerca de 30 estudantes de diferentes cursos da instituição.
De acordo com o coordenador do grupo, o teatro tem forte papel no desenvolvimento de competências para o trabalho junto aos jovens. “O teatro estimula o desenvolvimento de competências e habilidades intelectuais como a criatividade, a espontaneidade, a observação, a percepção, o relacionamento social, inatas no ser humano e extremamente valorizadas no atual mundo do trabalho. E na escola auxilia na significativa melhoria na memorização, concentração e aprendizagem dos alunos”, afirma Pierre.
Confraternização com crianças
Nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro, às 15h, no Auditório do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), alunos do primeiro e segundo ano do curso Técnico em Secretariado Integrado ao Ensino Médio promovem uma confraternização com crianças atendidas pelo Instituto de Combate ao Câncer Infantil de Roraima (ICCI/RR).
Foram convidadas a participar da atividade em torno de 45 crianças, acompanhadas de familiares. Durante a confraternização, serão entregues brinquedos e cestas básicas. Os alunos envolvidos no projeto vão fazer apresentações culturais, um momento de descontração para as crianças atendidas pelo ICCI/RR, além de brincadeiras e lanche.
A ação é fruto do Projeto Stars, sob a coordenação da professora Naronete Nogueira. O projeto envolve os alunos do Curso Técnico em Secretariado Integrado ao Ensino Médio do IFRR - Campus Boa Vista em atividades culturais com o emprego da língua inglesa. As apresentações ocorreram no dia 14 de novembro, no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e os recursos arrecadados na ocasião serão distribuídos na confraternização a ser realizada na tarde de hoje. Em 2012, o projeto atendeu o Hospital da Criança, também em Boa Vista, com ações beneficentes.
Saiba mais - O Projeto Stars visa, dentre outros objetivos, aplicar a língua inglesa em situações práticas de fala, dramatização e canto, buscando o domínio, fortalecimento e aplicação do idioma estudado; desenvolver ações de voluntariado, estimulando a formação de valores necessários ao cidadão e profissional da área de secretariado no contexto atual, bem como contribuir para o desenvolvimento de habilidades, físicas, artísticas e culturais que estimulem a autoconfiança, desenvoltura, controle emocional e capacidade de discurso.
"O Projeto Stars adota como lema a solidariedade revelando talentos com o intuito de estimular os estudantes para que empreguem suas habilidades para cantar e dublar músicas em língua inglesa em beneficio de ações sociais que possam ser desenvolvidas com os recursos angariados pelo projeto, além de constituir-se em rica oportunidade para exercitar na prática termos básicos da língua inglesa, tendo como principal ferramenta motivadora a música, algo tão presente na rotina do adolescente, bem como desenvolver valores como respeito e solidariedade com o próximo", destaca a professora Naronete Nogueira, coordenadora do projeto.