Praças no policiamento de rua
Os 300 policiais militares do Quadro de Praças Combatentes da Polícia Militar de Roraima concluem no próximo dia 20, o Curso de Formação de Soldados – CFSd 2013.
O Curso iniciou em julho e, com a conclusão, os policiais integrarão as unidades da Polícia Militar de acordo com a opção no momento da inscrição.
Esta semana, os policiais estão realizando atividades operacionais na fazenda da Polícia Militar, localizada na região do Bom Intento, de onde chegarão no domingo, 15, às 9h30min e serão recepcionados na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago – APICS.
Na segunda-feira, 16, será realizado o Culto Ecumênico de encerramento do Curso às 8horas na Igreja Catedral Cristo Redentor. Na quarta-feira, 18, às 9horas, o General de Brigada José Luiz Jaborandy Rodrigues ministrará a Aula da Saudade aos formandos no Espaço Dommus.
A formatura dos novos policiais ocorrerá no dia 20, às 16h30min na Esplanada do Palácio Senador Hélio Campos e o Baile de Formatura será no dia 21, às 21h30min no forródromo do Parque Anauá.
Perfil
Dos 300 alunos do Curso de Formação de Soldados – CFSd, a maioria está na faixa etária de 18 à 30 anos, perfazendo 85% do total de matriculados na APICS. De acordo com levantamento realizado pela Polícia Militar de Roraima – PMRR, junto aos alunos do Curso de Formação de Soldados - CFSd, 20% dos futuros policiais possui Curso de nível superior, sendo que 17% tem Pós-graduação. Outros 44% estão cursando faculdade nas mais diversas áreas.
Dentre os candidatos que concluíram Cursos de nível superior estão: Bacharéis em Direito, Bacharéis em Segurança Pública, Administradores, Contadores,, Educadores Físicos, Licenciados em Informática, Pedagogos, Secretários Executivos e Tecnólogos em Gestão Pública.
Além de conhecedores da Língua Brasileira de Sinais – Libras e outros 23 que dominam Inglês e/ou Espanhol. E ainda, policiais com cursos de Agente/Instrutor de Trânsito, Defesa Pessoal, Educação Ambiental, Resgate e Emergência, Técnicos em Enfermagem e Técnicos em Radiologia.
Os 300 novos policiais atuarão nas cidades de Boa Vista, Pacaraima, Uiramutã, Amajari, Alto Alegre, Normandia, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Mucajaí, Iracema, Rorainópolis, São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Caroebe. Aqueles que optaram pelas vagas do interior deverão permanecer no local pelo período mínimo de 5 anos.
Os alunos ingressam na corporação na qualidade de Soldado PM 2ª Classe com bolsa-formação no valor de R$ 1.680,61. Após o término do curso, o aluno-soldado será promovido à graduação de Soldado PM 1ª Classe com salário bruto de R$ 2.433,67.