Capacita mais de 4 mil alunos
O Centro Profissionalizante Professor Antônio de Pinho Lima (CEPPAL), localizado no bairro Caranã, realiza nesta sexta-feira (13), a cerimônia de formatura de 60 alunos em cursos profissionalizantes. O evento será no próprio Centro, a partir das 19h.
Receberão seus certificados de conclusão de curso, alunos de nove turmas de cinco cursos técnicos: Manutenção e Suporte em Informática (17 formandos), Agroindústria (4), Manutenção Automotiva (12), Refrigeração e Climatização (19) e Comércio (8).
Os cursos técnicos profissionalizantes possuem carga horária de 1.600 horas, o que corresponde a um ano e meio de aulas. A exceção é o curso de Comércio, que possui carga horária de 1.000 horas, ou um ano de aulas.
Os cursos de Manutenção e Suporte em Informática e de Refrigeração e Climatização, estão formando as primeiras turmas. De acordo com o diretor do Centro, Silvano Pinho, a aceitação pelo mercado de trabalho só poderá ser avaliada no próximo ano.
“Somente no ano que vem saberemos se os profissionais serão efetivamente inseridos no mundo do trabalho, mas ao que tudo indica isto deve se concretizar. Um exemplo vem do curso de Agroindústria. Da turma que se formou em 2012, cinqüenta por cento foi contratada neste ano por uma empresa local. E isso tem se repetido em outros cursos”, destacou Silvano Pinho, gestor da unidade.
O Centro
Profissionalizante Professor Antônio de Pinho Lima (CEPPAL), oferece cinco cursos técnicos profissionalizantes: Climatização e Refrigeração, Manutenção em Equipamentos de Informática, Comércio, Agroindústria e Mecânica Automotiva.
O último processo seletivo realizado pelo Centro no mês passado registrou 1.010 inscritos disputando 110 vagas. A novidade ficou por conta da implantação do curso Técnico em Segurança no Trabalho que obteve 766 inscritos.
Localizado na Av. Chile, n° 593 bairro Caranã, a unidade também oferece cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), entre eles, Eletricista e Instalador Predial, Elaboração de Projetos, Auxiliar Contábil, Direito Administrativo I e II, Relações Interpessoais, Libras Básico, Matemática Financeira, entre outros.
No último dia 31 de julho, o CEEPPAL comemorou cinco anos de atuação no Estado. Neste período, a instituição já capacitou mais de 4.200 alunos. Em média, são abertos por ano 20 cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) e atendidos uma média de 2.000 alunos.
Por meio de um convênio do Programa Brasil Profissionalizado, o Centro passou por uma ampliação e foram construídos onze novos laboratórios, contando hoje em sua estrutura física com dezessete laboratórios, sete salas de aula, auditório com capacidade para 144 pessoas, biblioteca além de um pavilhão administrativo.
Ainda por meio do referido convênio e mais uma contrapartida do Estado, o Centro adquiriu uma série de equipamentos para os laboratórios. Os recursos são da ordem de R$ 800 mil. Também foram investidos R$ 120 mil em livros novos para o acervo da biblioteca.