Com receio da prefeitura de Boa Vista não cumprir com o acordo de assentar as famílias do Acampamento Augusto Mariano e a proprietária do terreno cedido pedir a reintegração da área, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto de Roraima-MTST/RR, novamente se mobilizou para exigir o cumprimento do acordo com o poder executivo por meio da EMHUR, que se comprometeu em assentar as 42 famílias até este mês (dezembro), porém a data foi alterada segundo a prefeitura a construtora não vai entregar as casas do conjunto “Pérola 5” este mês, ficando a promessa para o dia 20 de janeiro de 2014.
A manifestação na sede da Prefeitura de Boa Vista foi pacífica e sem resistência, a Guarda Municipal acompanhou passo a passo as famílias.
O vice-prefeito de Boa Vista, Marcelo Moreira (PSDB) e o presidente da Emhur, Edgar Magalhães, a principio queriam apenas uma conversa com a coordenação do MTST/RR, que se recusou em atender ao pedido dos gestores, exigindo que a conversa fosse com todas as famílias que se encontravam na sede no palácio 9 de julho.
Depois de algumas horas,os gestores cederam e desceram do gabinete para falar com as famílias, a reunião aconteceu no auditório da prefeitura onde 42 famílias esperavam um posicionamento da prefeitura.
O presidente da Emhur Edgar Magalhães se disse surpreso com a chegada das famílias na sede da prefeitura. “Eu fiquei supresso com a mobilização de vocês, nós sempre negociamos com vocês é estranho agora tudo isso” disse, acrescentando que a prefeitura não é inimiga de ninguém e que a empreiteira avisou a CEF, que não tinha como entregar as casa do conjunto Pérola 5, ainda este mês, ficando para o dia 20 de janeiro de 2014. “A empreiteira está dentro do prazo que é até fevereiro de 2014” explicou.
Marcelo Moreira foi enfático. “A prefeitura não está recartilhando em nada. Sempre atendemos vocês, não precisava todas essas pessoas virem pra cá, uma vez que o acordo está sendo cumprido. Não precisa fazer tudo isso. Somos parceiros de vocês não tenham a prefeitura como inimiga. Não fazemos politicagem, se outras gestões não assumiram o compromisso com vocês, a gestão da prefeita Tereza Surita é séria, transparente e cumpridora de seu dever” destacou Moreira.
Segundo a coordenadora nacional do MTST/RR, Maria Ferraz, esta mobilização se dá devido à aflição destas famílias que há muitos anos vem sofrendo, desde a Raposa Serra do Sol."Vamos mais uma vez sensibilizar a proprietária do terreno para que possamos ficar até o dia 30 de janeiro de 2014".
As famílias ainda correm um sério risco de não serem aprovadas no programa minha casa minha vida, a prefeitura encaminhou toda a documentação para a CEF, que deve analisar ainda este mês.
Promessas
O governador do estado de Roraima, Anchieta Junior (PSDB) e a prefeita Tereza Surita (PMDB), prometeram assentar as 52 famílias do Acampamento Augusto Mariano, antes do prazo combinado com a proprietária do terreno que era de seis meses e que se encerra nesta terça-feira (10/12).
A prefeitura de Boa Vista atendeu apenas 10 famílias que foram atendidas no programa Minha Casa Minha Vida, no conjunto Pérola 5.