Bombeiros reforçam combate
O Corpo de Bombeiros do Estado de Roraima (CBM-RR) recebeu dois caminhões ABT (Auto Bomba Tanque) em solenidade ocorrida na tarde desta segunda-feira (09), na esplanada do Palácio Senador Hélio Campos. Com isso, será reforçada a logística da corporação no combate a incêndios na capital.
A solenidade contou com a presença do governador José de Anchieta, do comandante geral do Corpo de Bombeiros de Roraima, coronel Leocádio Menezes, e de todo o secretariado de Governo, além do efetivo do CBM, que em posição de sentido, enfatizou a disposição para atuar nas ações de defesa civil em todo o Estado.
Os caminhões têm capacidade para comportar cinco mil litros de água, equipados com canhão monitor de acionamento manual e elétrico, carretel de mangote, guincho elétrico, torre de iluminação, controle automático de aceleração do motor e sistema proporcionador de espuma. Além disso, possui desencarcerador, equipamento utilizado para o corte de ferragens, o que facilita o socorro de vítimas de acidentes de trânsitos.
O governador José de Anchieta exaltou o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros no Estado, uma vez que a corporação completa 12 anos de emancipação no próximo dia 19. Além disso, ressaltou o aumento de 65% no efetivo com o ingresso de alunos soldados, oficiais e sargentos, recém-concluintes do curso preparatório na Academia de Polícia Integrada (API).
“Mediante os episódios recentes, quando passamos por fatalidades em nossa capital, tomamos a decisão de comprar estas duas viaturas com recursos do Governo do Estado. Esperamos que não seja preciso utilizá-las, mas se assim for, tenho certeza que com a capacidade profissional exercida por cada bombeiro e com o aparelhamento que temos de veículos ultramodernos, estamos preparados para qualquer adversidade” destacou.
Anchieta também anunciou a aquisição de mais uma viatura, que será doada pelo Governo do Estado de São Paulo, com previsão de entrega para o mês de janeiro. O veículo será equipado com escada de 25 metros e vai somar junto às demais viaturas para garantir o socorro aos cidadãos em casos de incêndios.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Leocádio, elogiou as ações do Governo do Estado voltadas à segurança pública e defesa civil. “Toda a história da corporação, desde o momento da sua emancipação há doze anos, só recebemos viaturas novas no atual governo. A nossa instituição, do soldado ao coronel, estamos muito gratos. Isso prova o compromisso com a corporação, com cada soldado, sargento, subtenente e oficial, e com toda a sociedade”, explicou.
Roraima Verde
O vice-governador Chico Rodrigues fez menção ao projeto Roraima Verde, para captação de recursos destinados ao aparelhamento do Corpo de Bombeiros através de uma carta-consulta ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDS). Na ocasião, serão adquiridas mais 16 viaturas, além de um helicóptero, que serão utilizados pela corporação em casos de grande complexidade. O projeto é na ordem de R$ 32 milhões.
“Isso demonstra o compromisso passo a passo do Governo em viabilizar todas as ações que compõem a institucionalização do nosso Estado, atendendo assim a demanda reprimida de um Estado que só cresce. Num momento como esse, tenho a absoluta certeza, que a gestão tem sido profícua na realização daquilo que o Estado precisa e reivindica”, disse.