O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima e o Ministério Público Estadual (MPE) dão início amanhã, às 8 horas, no centro comercial da Avenida Ataíde Teive, no bairro Asa Branca, as ações da campanha “Prevenção e Cidadania: Comércio Legal”.
Serão 300 militares, entre oficiais e praças, empregados diretamente na campanha, com o objetivo de visitar todos os estabelecimentos comerciais da avenida Ataíde Teive e vizinhança. Os militares farão um levantamento do número de estabelecimentos comerciais que estão cumprindo a legislação estadual de proteção contra incêndios e emergências, e a quantidade que se encontra atuando de forma irregular.
Serão três dias de campanha, 10, 11 e 12 de dezembro. Durante esse período, os bombeiros vão percorrer toda a capital, que foi dividida em cinco polos de atuação.
Essa campanha surge como um desdobramento da audiência pública realizada pelo Ministério Público Estadual, no dia 30 de outubro, quando foi discutido, com a classe empresarial, representantes de órgãos públicos e o Corpo de Bombeiros, quais medidas poderiam ser adotadas para evitar que novos incêndios em estabelecimentos comerciais voltem a ocorrer.
Durante a campanha será utilizada uma carreta da SESP como posto de comando. Cada estabelecimento comercial visitado receberá um auto de vistoria condicionado. Os que estiverem irregulares, os proprietários receberão o auto de vistoria com as exigências da legislação. A partir do dia 1º de janeiro de 2014, quem estiver irregular, terá seis meses para regularizar a situação.