00:00:00

Cantá Sustentável

Luciano Castro participa de lançamento de Programa Sustentável.


Produção de açaí e abacaxi
 
Conhecido como um dos maiores produtores de abacaxi no estado de Roraima, o município do Cantá agora avança rumo a novos horizontes no cultivo de frutas. Desta vez, o plantio de mudas de açaí é a nova meta para a expansão da produção agrícola do município. 
 
O primeiro passo foi dado na sede do município com o lançamento do programa “Açaicultura Sustentável”, uma iniciativa da prefeitura através da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Embrapa e o Sebrae.
 
Nesta primeira etapa 160 famílias estão sendo atendidas pelo programa. Elas receberam kits com sementes e adubos para começar a plantar. Segundo o secretário municipal de Agricultura Jessé Sousa, o apoio técnico deve acontecer em breve. “Estão sendo entregues nesta etapa mais de 70mil sementes de açaí. As famílias vão plantar em área degradada e receberão apoio técnico da Embrapa”, disse.
 
O deputado Luciano Castro (PR/RR) participou da solenidade e afirmou que apoia a iniciativa. “Um programa que tem por objetivo alavancar a economia de Roraima não pode deixar de ter meu apoio, mas é preciso fazer com que esse tipo de programa tenha sucesso. A festa para lançar um novo tipo de plantio é ótima, mas melhor ainda será voltar para a festa da primeira colheita do açaí”, afirmou o parlamentar.
 
O açaí
 
Conhecido também como juçara, em alguns estados brasileiros, o açaí é o fruto da palmeira chamada açaizeiro, uma espécie nativa das várzeas da região amazônica. Só no estado do Pará, a área destinada ao cultivo do açaí atualmente é estimada em 200 mil hectares.
 
O consumo do fruto é forte não apenas no Brasil. Estima-se  no ano passado as exportações para o exterior (Europa, Ásia e Estados Unidos), chegaram a cerca de 500 mil toneladas.
 
O açaí também é renda para as famílias ribeirinhas, que geralmente são as responsáveis pela colheita do fruto. Com o crescimento desta atividade, muitas comunidades se unem para capacitar os  moradores e garantir uma alternativa de renda para as famílias das regiões produtoras.

Últimas Postagens