00:00:00

Atenção Nutricional

Mais 4 município de RR vão ao aderir a Andi


Mais quatro municípios de Roraima vão fazer parte da Agenda para Intensificação da Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil (Andi). Esta ampliação, motivada pelo Plano Nacional de Redução da Mortalidade Indígena, contemplou 26 municípios da região Norte, que possuem Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). No caso de Roraima, foram contemplado os municípios de Alto Alegre, Mucajaí, Amajari e Iracema, por estarem próximos ao DSEI Yanomami.
 
A gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Alimentação e Nutrição, Maria do Livramento Rêgo, explica que o DSEI Yanomami foi contemplado por apresentar um percentual maior de crianças com baixo peso ou muito baixo peso. “A partir de 2014, estes municípios receberão uma verba do Governo Federal para fortalecerem as ações de atenção à saúde da criança,para o enfrentamento da desnutrição”, enfatiza.
 
Segundo Livramento, o próximo passo será elaborar o plano de ações a serem realizadas no próximo ano. “Nós auxiliamos os municípios nesta construção do plano de ações, que devem ser executadas pela Equipe de Estratégia da Família”, argumenta.
 
A equipe de Estratégia da Família irá identificar os locais onde os casos prevalentes de desnutrição, levantar a situação nutricional das crianças menores de cinco anos. Com isso, fazer análise dos possíveis determinantes da desnutrição, isto é, se é causada por problemas de saúde, condições de vida da família ou dificuldade de acesso aos serviços de saúde. “As equipe terão de acompanhar as crianças individualmente para garantir que elas tomem a suplementação de Vitamina A e ferro. Os profissionais terão de apoiar a implementação de ações de incentivo ao aleitamento materno e de alimentação complementar para crianças de até dois anos e acompanhar os beneficiários do Bolsa Família”.
 
A Agenda visa à estruturação e qualificação de ações para o enfrentamento da desnutrição na rede de atenção à saúde em municípios com o número de crianças de baixo e muito baixo peso com percentual superior a 10%. Os municípios de Caracaraí e São João da Baliza já pertencem a Andi desde 2012 e e recebem incentivo financeiro para o combate à desnutrição infantil. “Agora serão seis municípios que vão realizar um conjunto de ações que abrangem os cuidados relativos à alimentação e nutrição voltados à promoção e proteção da saúde e diagnóstico e tratamento da desnutrição”, declara.
 
SUPLEMENTAÇÃO DE FERRO
 
Na ultima reunião da Comissão Intergestores Bipartite, na quarta-feira dia 04, os secretários de saúde dos municípios pactuaram a implementação do Programa de Suplementação de Ferro. Livramento diz que o programa consiste na compra de suplementos como o xarope de sulfato ferroso, para as crianças de até dois anos e, ácido fólico e compridos de sulfato ferroso, para as gestantes. “Está é uma ação profilática, que será realizada para coibir a anemia que é prevalente em todo país”, reiterou.

Últimas Postagens