Ações do Viva reconhecidas
O Viva Comunidade (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência) foi contemplado, pelo segundo ano consecutivo, com o Prêmio Construindo a Nação 2013-214, organizado pelo Instituto Cidadania Brasil, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O título reconhece instituições de ensino públicas e privadas que desenvolvem ações práticas para solução de problemas da comunidade onde suas unidades estão inseridas. O Prêmio foi concedida ao projeto “Inclusão no Mercado de Trabalho e no Ensino Superior”, elaborado por cinco profissionais que atuam na Unidade de Capacitação e Produção (UCP), do Viva Comunidade.
No projeto apresentado ao Instituto, está discriminado todo o trabalho realizado pela UCP, responsável pelo encaminhamento da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho e ensino superior. A Unidade também faz o encaminhamento para cursos profissionalizantes e oficinas, como forma de promover a inclusão social.
“É uma alegria para toda nossa equipe receber este prêmio pelo segundo ano consecutivo, o que demonstra o compromisso e dedicação do Governo de Roraima em oferecer aos nossos meninos e meninas do Viva Comunidade condições para que eles conquistem uma vaga no mercado de trabalho e no ensino superior, contribuindo para a autonomia, autoestima e inclusão social dessas pessoas”, disse a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
A cerimônia de entrega do prêmio será realizada em fevereiro de 2014, com data a ser definida. Em novembro do ano passado, o Viva Comunidade foi uma das iniciativas contempladas com o prêmio Destaque Nacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social do Instituto Ambiental Biosfera, edição 2012. A cerimônia de premiação foi realizada no Rio de Janeiro (RJ) e contou com a participação de várias instituições públicas e privadas.
ENCAMINHAMENTOS
Conforme dados da UCP, em 2012 sete pessoas foram encaminhadas ao ensino superior e 21 ao mercado de trabalho. Já este ano, 9 usuários da Unidade ingressaram na Universidade e 31 foram contratados.
Ainda segundo a UCP, em 2012 seis usuários do Viva Comunidade participaram de cursos de capacitação, ofertados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Este ano, 33 pessoas atendidas na Unidade foram qualificadas.
Entre as capacitações ofertadas, estão: relações humanas, atendimento ao público, programador de computador, auxiliar administrativo, cuidador escolar, relações interpessoais, auxiliar de recreação, auxiliar de faturamento, curso de braile, entre outros.
SERVIÇOS
O Viva Comunidade oferece, atualmente, atendimento especializado para quase 700 pessoas com deficiência nas áreas de educação especial, estimulação precoce, saúde, artes e desporto. Elas são acompanhadas por uma equipe multiprofissional com mais de 200 servidores.