Prêmio para CER por satisfação
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), divulgou na manhã desta quinta-feira (5), o resultado do Prêmio IASC 2013, que mede a satisfação dos consumidores em relação às distribuidoras de energia do país e premia as mais bem avaliadas. Entre as vencedoras desta edição está a Companhia Energética de Roraima (CERR), que concorreu na categoria "Maior Crescimento 2012/2013".
“Em 2012 a CERR registrou um crescimento de 11,5% o número de consumidores, alcançando 36.161 clientes, com um crescimento de 13% na energia requerida, atingindo o patamar de 195.541 MWh.
Na época da avaliação a empresa era gerida pelo governo de Roraima. Somente este ano a empresa foi federalizada.
A premiação do IASC 2013 é resultado de uma pesquisa que apura o Índice Aneel de Satisfação do Consumidor, indicador que reflete a percepção do consumidor sobre a qualidade dos serviços prestados pelas 63 concessionárias de distribuição.
A cerimônia de premiação aconteceu na sede da ANEEL, em Brasília (DF). As empresas vencedoras receberam troféu, certificado e o Selo IASC, que identifica o reconhecimento dos consumidores pelo seu desempenho. O relatório completo está disponível no endereço: http://www.aneel.gov.br/arquivos/PDF/2013%20_022.pdf.
A CERR concorreu com outras cinco distribuidoras do Pará, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Nesta categoria foram avaliadas cinco variáveis como: qualidade percebida, confiança, fidelidade e valor, ou seja, a relação entre preço/benefício/fornecimento e atendimento.
A pesquisa foi realizada no período de 13 de julho a 27 de setembro de 2013, contou com a entrevista de 19.470 consumidores residenciais em 475 municípios brasileiros quanto ao desempenho dos serviços prestados pelas concessionárias em suas respectivas áreas de atuação. Em Roraima foram realizadas 200 entrevistas com consumidores dos municípios de Alto Alegre (94), Bonfim (84) e Normandia (22).
Para a diretora de Operação da CERR, Conceição Escobar que comandou a empresa até setembro deste ano, a avaliação positiva, se deve em parte, às obras interligação do sistema elétrico, sobretudo no sul do Estado que passou a receber energia direto de Boa Vista, do linhão de Guri.
“As obras de acesso a energia elétrica por meio do Programa Luz Para Todos que já levou energia para mais de 5.296 consumidores contribuíram para este crescimento e a evolução da CERR”, disse Conceição.
O governador José de Anchieta disse que na sua gestão a Companhia Energética de Roraima foi tratada com prioridade. Ele explicou que hoje seis municípios já estão interligados com a Energia de Guri na Venezuela e outros seis municípios estão com obras em execução para receberem a energia até o segundo semestre de 2014. Ele ainda citou o grande avanço do programa Luz para Todos que chegou a milhares de famílias no interior de Roraima.
“Estas ações que priorizamos na empresa levaram qualidade de vida para a população do interior. O índice de satisfação da empresa deu um salto de elevação e hoje estamos comemorando a conquista deste prêmio que é fruto de um trabalho de reestruturação da companhia”, esclareceu Anchieta.
Outras categorias
No âmbito nacional, a distribuidora mais bem avaliada na percepção dos consumidores em 2013 foi a Companhia Sul Sergipana de Eletricidade (Sulgipe), com índice de 74,37.
O segundo lugar ficou com a Empresa Força e Luz Urussanga Ltda (Eflul), com o índice de 69,65 e o terceiro lugar com a Energisa Sergipe Distribuidora de Energia S/A (ESE), com 69,56.
O IASC é divulgado anualmente pela ANEEL desde 2000 com objetivo de estimular a melhoria na qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras. Em 2002, a Agência instituiu o Prêmio IASC para destacar as distribuidoras mais eficientes na percepção do consumidor. Essas concessionárias recebem da ANEEL um certificado e um selo de qualidade e reconhecimento pelos serviços prestados e que pode ser usado no material de divulgação de cada empresa.