00:00:00

Escola Luiz Ritller

Atividades do Programa Mais Educação


Nesta sexta-feira (06), a partir das 8h, a Escola Estadual Luiz Rittler Brito de Lucena apresentará as atividades do Programa Mais Educação, que este ano tem como tema “O Brasil é Mais Educação”.
A programação terá início com apresentações de murais com atividades realizadas ao longo do ano e dramatizações sobre as lendas existentes nas regiões do Brasil. Estas atividades foram desenvolvidas nas oficinas de Letramento e Matemática.
 
Haverá ainda exposição de objetos confeccionados com materiais alternativos como garrafas pet, papelão, latas, entre outras e apresentação de um jardim suspenso confeccionados também com garrafas pet. As ações integram as atividades da Agenda 21. Dentro das atividades de recreação e dança, os alunos apresentarão danças típicas de cada região do país e ainda haverá apresentação de capoeira e torneio de futsal.
 
As atividades serão encerradas com um grande coral da escola, com todos os alunos cantando a música “A paz” (Roupa Nova), deixando então uma mensagem de união, tranquilidade e respeito.
“Serão apresentadas as atividades que foram desenvolvidas ao longo do ano letivo no Programa Mais Educação, uma atividade extra que colabora para a melhoria do desempenho dos alunos em sala de aula”, destacou Aias Fernandes, gestor da unidade.
 
A Escoa Estadual Luiz Rittler Brito de Lucena fica localizada na Rua NC 09, s/nº, bairro Nova Cidade e atende hoje 2.450 alunos nas modalidades Ensino Fundamental (1° ao 9° ano), Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
 
MAIS EDUCAÇÃO
 
É um Programa do Governo Federal, que busca aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas, no intuito de melhorar o ambiente escolar e estimular o aluno a participar de atividades educacionais diferenciadas, ampliando a jornada escolar.
 
É coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
 
As ações ocorrem no horário oposto em que o aluno estuda, por monitores voluntários que recebem uma bolsa do MEC. A permanência no contra-turno escolar é de 3 horas e os alunos também recebem lanche.
 
As atividades são ofertadas nas áreas do meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica, buscando fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar.
 
 
RORAIMA
 
Em Roraima, atualmente, 10.927 alunos de 72 escolas são beneficiados com as ações do Mais Educação, sendo 30 instituições da Capital, 29 do interior e 13 indígenas. As principais atividades desenvolvidas são Letramento, Matemática, Agenda 21, Com-Vidas, canto coral, futebol, futsal, danças, teatro, pintura, desenho e karatê.
 
Algumas unidades de ensino já ofertam a modalidade Mais Educação Integral, na qual os alunos vão pela manhã para a escola, almoçam na instituição e permanecem para participar das atividades do programa. Esta atividade integral ocorre duas vezes por semana e as escolas que a promovem na Capital são Princesa Isabel, 13 de Setembro e Carlos Drummond de Andrade.

Últimas Postagens