Festival de fanfarras vem aí
O Governo de Roraima, por meio das secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento, do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e de Educação (Seed), realiza nesta sexta (06) e sábado (07), a partir das 18h, no Forródromo do Parque Ananuá, o XXVI Festival de Fanfarras Escolares, que este ano contará com a participação de 19 escolas, sendo 17 da capital e duas do interior do Estado.
Na sexta-feira o evento será aberto, oficialmente, com a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar de Roraima (PM). No primeiro dia de festival, 10 fanfarras vão desfilar. No sábado, se apresentarão os demais grupos e será feita a premiação para as seguintes categorias: Banda Marcial, Fanfarra de Sopro, Fanfarra de Percussão, Melhor Regente, Melhor Baliza, Corpo Coreográfico, Linha de Frente e Môr.
“O festival é muito importante para os nossos alunos e regentes que, durante todo o ano, se preparam para este momento. Neste evento eles têm a oportunidade de mostrar seu talento, conquistando o reconhecimento que merecem”, disse a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
Os grupos terão 20 minutos para apresentação e serão julgados por uma equipe técnica composta por seis profissionais da área musical. Os jurados avaliarão aspectos como cadência, harmonia, alinhamento, alegoria, evolução, criatividade e conjunto, atribuindo notas que devem variar de 5 a 10.
I FESTIVAL DE BANDAS MARCIAIS
Paralelo ao evento será realizado o I Festival de Bandas Marciais, visto que, este ano, diversas escolas da capital e do interior do Estado receberam novos instrumentos musicais e passaram a fazer parte do segmento “Banda Marcial”, não podendo haver competição com a categoria fanfarra. Ao todo, cinco escolas estão dentro da categoria “Banda Marcial” e vão competir entre si.
INVESTIMENTO
Em outubro do ano passado, em parceria com o Ministério da Cultura, o Governo de Roraima recebeu kits de instrumentos musicais, que foram destinados a 72 escolas da capital e do interior.
Em junho deste ano, o Governo de Roraima, por meio da banda de música da PM realizou o Curso para Regentes de Fanfarras Escolares, que incluiu conhecimentos desde história da música à introdução ao processo de ensino e aprendizagem, passando por teoria e prática de solfejo e divisão rítmica, leitura musical, início a prática instrumental – trompete si bemol, prática de instrução de regência de fanfarra e abordagem de temas relacionados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca).
Atualmente cerca de 35 escolas possuem fanfarra em atividade. O material inclui bumbos, cornetas, clarinetes, pratos, trompetes e caixas, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 900 mil.