Alunos de RR estudarão no Rio
A Escola Sesc de Ensino Médio do Rio de Janeiro (ESEM-RJ) através dos Departamentos Regionais do Serviço Social do Comércio (Sesc), desde 2008 tem classificado alunos de todo o Brasil para estudar na instituição, por meio de um processo seletivo reservado para estudantes com idade mínima de 13 anos, que tenham concluído ou estejam concluindo o Ensino Fundamental.
Para 2014, dois alunos do Centro de Educação Sesc-RR, Sabrina Jacomo, 15, e Pedro Augusto, 15, e um aluno do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Thiago Italo, 15, foram aprovados para concluírem o Ensino Médio no ESEM-RJ, onde receberão bolsa integral de estudos durante os três anos do curso, e serviços educacionais em regime residencial, abrangendo moradia em prédios próprios, fornecimento de alimentação, material didático básico obrigatório e assistência médica-odontológica (preventiva e emergencial).
Foram disponibilizadas três vagas para o estado e 48 alunos concorreram a essa oportunidade. Além das provas, as avaliações consistiram também em entrevistas com os alunos e pais.
Para Pedro Augusto (aprovado) a expectativa é grande e ele já se prepara para iniciar uma nova rotina escolar.“Estamos entusiasmados para iniciarmos os estudos no ESEM-RJ, no ano letivo 2014, a partir de marco. Minha família apoia na decisão e incentiva nessa conquista promissora e fundamental para a minha vida. Nossa rotina de estudos será integral, onde poderemos também despertar habilidades, trabalhando o lado pessoal em relação ao futuro profissional”, destacou o estudante Pedro.
A unidade Escolar Sesc de Ensino Médio (ESEM-RJ) é referencia em educação de qualidade no Brasil e oportuniza aos estudantes um aproveitamento humanístico e de excelência, com troca de experiências, convívio com a diversidade, educando jovens que partem para as universidades e para o mundo do trabalho com bagagem de cidadania e cultura.“A missão da ESEM-RJ é incluir jovens brasileiros na sociedade do conhecimento, com ênfase na educação para a vida, ou seja, o projeto pedagógico da escola se baseia na formação da cidadania e na articulação da área acadêmica e da educação profissional, comentou Edna Odilair, gerente de educação do Sesc-RR”.
Estrutura
Como uma escola-residência, a ESEM-RJ estrutura-se com turmas em sala de aula de 15 alunos, de modo que o atendimento possa ser individualizado, garantindo qualidade no processo ensino aprendizagem.
A unidade também realiza acompanhamento acadêmico permanente, corpo docente qualificado, professores-pesquisadores, formação em inglês, espanhol e tecnologia, além de laboratórios e oficinas, atividades artísticas e culturais e complexo poliesportivo.
Outro diferencial está na realização intercâmbio com escolas norteamericanas, participação em projetos sociais e ambientais, biblioteca com 50 mil volumes.
Para ingressar na instituição o estudante precisa participar de um processo de seleção composto por prova objetiva e dinâmica de grupo. As pré-inscrições são abertas no meio do ano. A prova é aplicada no mesmo dia e horário, em todas as unidades federativas. Os aprovados passam por entrevista, etapa considerada fundamental, pois é por meio dela que se verifica se toda a família está realmente preparada para participar do projeto da Escola.
A Escola recebe jovens de todo o Brasil que expressam a heterogeneidade da educação brasileira, o que faz com que o processo educativo da escola comece por meio do reconhecimento das necessidades diferenciadas dos estudantes.
Cerca de 54% dos estudantes vêm de famílias com renda entre 1 e 3 salários mínimos. Ao ingressarem na escola, todos os alunos recebem gratuitamente o material pedagógico, incluindo um lap top, e têm à disposição aulas paralelas de recuperação, que os auxiliam em possíveis defasagens educacionais.
Além da grade curricular tradicional, os alunos contam com oficinas e cursos de qualificação profissional e participam de três viagens, de caráter pedagógico, a São Paulo, às cidades históricas de Minas Gerais e ao Pantanal. Os estudantes ainda concorrem por uma seleção interna a um intercâmbio nos Estados Unidos.
A Escola Sesc de Ensino Médio ocupa uma área de 130 mil metros quadrados. O campus é totalmente informatizado, projetado para ser um ambiente wireless (rede de comunicação sem fio). Os estudantes moram na Vila Acadêmica, composta por quatro prédios, dois para alunos e dois para alunas. Os quartos são compartilhados por três estudantes, todos de estados diferentes.
Centro de Educação Sesc-RR
Em 2010, a aluna do Centro de Educação Sesc-RR, Carolyne de Melo Tavares, foi a primeira estudante do estado aprovada para o ESEM-RJ. No primeiro semestre de 2013, Carol também foi selecionada para participar de um intercâmbio em faculdades nos Estados Unidos. A estudante frequentou aulas curriculares em Idaho, na Community School, em Sun Valley.