400 doações coletadas
O Hemocentro de Roraima segue até hoje, 30, com a programação alusiva ao Dia Nacional do Doador de Sangue, que iniciou segunda-feira, 25. Até o momento a campanha já realizou o cadastro de 400 pessoas voluntárias a doadora de sangue, porém destes, apenas 318 puderam doar.
A gerente de captação de sangue do Hemocentro, Terezinha de Jesus Khan explica que antes da doação, o voluntário passa por diversos exames como triagem de hemoglobina, triagem clínica e testes de HIV, hepatites, doenças de chagas, sífilis, HPLV 1 e HPLV 2 e malária, e só então após de apto, se torna um doador.
Neste sábado, 30, último dia da campanha, também como parte da programação da Semana, 30 servidores do Hemocentro irão realizar uma coleta externa, das 8h às 17 horas, na 2ª Igreja Presbiteriana de Boa Vista, localizada na Rua Gustavo Mesquita, 208, no bairro 31 de Março.
A igreja está na 18ª Campanha de Doação de Sangue, e por conta disso tem uma estrutura física preparada e aprovada pela Vigilância Sanitária Estadual para receber a equipe do Hemocentro. “A parceria é possível porque a programação da igreja acontece no final de semana, não chocando com o horário de atendimento do Hemocentro, que funciona de segunda a sexta, de 8h às 18 horas”, informa Terezinha de Jesus.
A expectativa é que ao final desta programação o Hemocentro ultrapasse o número de 400 doações, que atingiu no ano passado durante a Semana Nacional do Doador. Neste ano, os doadores de aféreses foram homenageados. Para doar, a gerente explica que é necessário ser doador total de sangue. “Os mesmos requisitos exigidos para doação de sangue também são aplicados para a doação de plaquetas por aférese. Durante o procedimento, o sangue é retirado do braço do doador, passa por um kit estéril e descartável, as plaquetas são drenadas para uma bolsa de coleta e os demais componentes vão retornando continuamente ao doador”, justifica.
REQUISITOS
Seguindo a portaria 2.712, do Ministério da Saúde, podem doar as pessoas que tenham entre 16 anos (acompanhado pelo responsável legal) e 69 anos (se já for doador), senão até 60 anos. Além disso, antes de fazer a doação, a pessoa deve estar alimentada, e ter uma saúde saudável, não ter tido Hepatite após os 10 anos de idade, não estar gripado nem resfriado, ter o peso acima dos 50kg, e apresentar documento com foto.