00:00:00

Mais 23 Médicos

Médicos cubanos chegam neste sábado a Boa Vista.


Recepção a médicos cubanos
 
O Governo de Roraima, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), receberá neste sábado,30, médicos estrangeiros integrantes do Programa Mais Médicos. Os 23 profissionais são todos cubanos e fazem parte da segunda fase do segundo ciclo. A chegada está confirmada para às 12h30, no hangar da Base Aérea de Boa Vista.
 
Participam da recepção, representantes do Ministério da Saúde, da Sesau, dos municípios contemplados e do Distrito Sanitário Especial Indígena - DSEI Yanomami. A agenda de trabalho foi fechada durante reunião na tarde de hoje, 29. As atividades iniciam neste domingo, 01, no auditório do Hotel Aipana Plaza, a partir das 9h, com palestra de acolhimento do secretário adjunto de Estado da Saúde, Miguel Ângelo D'Elia. O encerramento ocorre dia 06 de dezembro.
 
Dos 23 profissionais, nove serão lotados nas unidades de saúde de Boa Vista, três no Amajari, três no Cantá, dois no Caroebe, dois no DSEI Yanomami, três em Rorainópolis e um em São João do Baliza. “O Governo do Estado está fazendo todo o esforço possível para receber, treinar e acomodar esse médicos, para assim, passá-los aos municípios totalmente informados sobre como funciona o Sistema Único de Saúde”, esclareceu D'Elia.
 
No primeiro ciclo chegaram 17 médicos a Roraima, na primeira fase do segundo ciclo chegaram outros 19 e nessa segunda fase do segundo ciclo, mais 23 profissionais. “Com a chegada desses médicos encerra ciclo para Roraima em 2013, o que soma um total de 59 profissionais atuando na capital e nos municípios, o que para a nós significa a ampliação dos serviços oferecidos à população de Roraima”, disse Namis Levino, apoiador Interfederativo do Ministério da Saúde em Roraima.
 
Segundo Levino, o Ministério da Saúde planeja iniciar já na primeira semana de dezembro o processo de inscrições do terceiro ciclo de médicos. “Esperamos que todo o processo de inscrição seja concluído em 2013, para em janeiro já iniciar os ciclos de 2014 e com isso, já será possível atender futuras demandas”, esclareceu.
 
A vinda dos profissionais vai ser acompanhada por um representante do Ministério da Saúde. No entanto já estão em Roraima representantes da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) para o Programa Mais Médicos nos estados de Roraima e Amapá, Leonardo Ríos Cabura e a assessora do Ministério da Saúde, Fabiana Clay Prado Vieira.
 
ACOLHIMENTO
 
Após a chegada dos profissionais será iniciada a semana de acolhimento com atividades de 30 de novembro a 06 de dezembro, no auditório do Aipa Plaza. Dentre elas, estão palestras sobre a estrutura organizacional do SUS (nos âmbitos estadual e municipal) em Roraima; apresentações das unidades de saúde do Estado (capital e interior), do perfil epidemiológico do Estado e da Política de Atenção aos Povos Indígenas; e esclarecimentos sobre a atuação de Rede de Atenção à Saúde (RAS).
 
PROGRAMA
 
Lançado em julho, o Mais Médicos integra um projeto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, que visa acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país. 
 
O programa pretende levar mais médicos para as regiões onde há escassez e ausência de profissionais, com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade e nos Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs).

Últimas Postagens