Distribuição de 2 mil preservativos
Seguindo as atividades direcionadas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, 01 de dezembro, a Secretaria Estadual de Saúde de Roraima (Sesau), por meio do Núcleo DST/HIV/Aids, vai realizar nesta segunda-feira, 02, uma ação externa, na Policlínica Cosme e Silva (PCS), no bairro Pintolândia. A programação conta com distribuição de preservativos, palestras e vídeos educativos.
As equipes do Núcleo e da unidade, estarão de 8 às 12h e das 14h às 18h, na parte interna. Serão distribuídos aproximadamente 2.100 preservativos masculino e feminino, gel lubrificante, folderes informativos e realizadas palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis e vídeos educativos relacionados à DST e AIDS, com foco na prevenção e controle da doença.
Segundo Graciela Benacon, que trabalha como assistente social na PCS, toda a equipe que atua na unidade estará envolvida, pois o objetivo é envolver o público interno e externo. “Queremos mobilizar às pessoas que estejam agendadas para receber consultas, e também aquelas que procuram a unidade para outros atendimentos. Por isso vamos iniciar a ação no horário de agendamento das consultas, de forma que possamos sensibilizar o maior número de pessoas”, esclareceu.
Há cinco anos é desenvolvido na unidade Cosme e Silva um trabalho de sensibilização da comunidade da Zona Oeste, em relação à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e Aids. Em 2013, foi realizado em fevereiro, durante o período de carnaval, o Bloco da Saúde, com a entrega de pelo menos mil preservativos masculino e feminino. Em junho, durante o mês dos namorados, a equipe realizou novamente palestras educativas e distribuição de 120 kits, com preservativos comuns femininos, masculinos, aromatizados e gel lubrificante. Em abril, foi realizada, durante três dias, 65 testes rápidos para o diagnóstico de HIV, e acompanhamento psicológico pré e pós-teste, além da distribuição de preservativos. “É necessário fazer o trabalho de conscientização zona oeste da cidade, pois aqui tem uma população de jovens muito grande que precisa de uma atenção maior”, esclareceu a assistente social.
Além das ações específicas, a unidade promove de forma permanente o acesso aos preservativos, de forma que não precisa fazer cadastro, nem se identificar, basta se dirigir à unidade para adquirir os insumos, sejam masculino ou feminino. “ O material fica liberado , nos dois horários, e o foco é sensibilizar todas as pessoas que tenham uma vida sexualmente ativa independente da idade ou sexo, pois muitos acreditam que não estão sujeitos à contaminação, no entanto a medida mais segura contra a doença, é a prevenção”, concluiu.
NÚMEROS
Dados fornecidos pelo Sistema Nacional de Agravos Notificados no Estado de Roraima, dede 1998 a 2013, foram notificados 1.293 casos de Aids. Deste total são 848 homens, 445 mulheres e 23 casos em crianças. De 2007 a 2013, foram registrados 200 casos de óbitos por AIDS. No ano de 2012, foram notificados 104 casos de Aids; em 2013, até 06 de novembro, foram notificados 109 casos.