A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), através da Coordenação Geral de Urgência e Emergência (CGUE), iniciou o processo e credenciamento de leitos de retaguarda para o Hospital Geral de Roraima (HGR). Trata-se da contratação de hospitais particulares para complementar o atendimento prestado na unidade, do que diz respeito ao processo de internação clínica dos pacientes. A intenção é credenciar 60 leitos. O processo deve ser concluído em janeiro de 2014, quando deverão ser feitas as primeiras transferências de pacientes internados no HGR, para as unidades particulares.
Segundo Luzia Rodrigues, diretora de Serviços de Urgência e Emergência, a contratação de leitos significa dizer que unidade particular será credenciada, através de contrato, para disponibilizar os leitos e a equipe multiprofissional e todo o aparato clínico necessário para o acompanhamento do paciente, que inclui medicação, exames e acomodação do paciente, enquanto dure o tratamento médico. “Será transferido apenas aquele paciente que esteja internado no Pronto Atendimento e no HGR, com um quadro clínico estável de média complexidade, ou seja, que tem condições de ser tratado e acompanhado fora da unidade, e esse paciente só será transferido depois da avaliação pela equipe multiprofissional do HGR. E nos casos de agravo o paciente deverá retornar à unidade de origem”, esclareceu.
Conforme o secretário estadual de Saúde, Alexandre Salomão, o processo de credenciamento de leitos é fundamentado na Portaria 2.359/11, e atende todas as normas do Ministério da Saúde e recomendações do Sistema Único de Saúde (SUS), mas o processo de contratação seguirá até que o número mínimo de leitos seja alcançado.
Até agora uma unidade particular demonstrou interesse. “Estamos aguardando o contato de outros hospitais para que possamos fechar o pacote estabelecido na meta inicial, que é contratar 60 leitos. Mas esperamos até janeiro concluir o credenciamento, e com isso tirar os pacientes dos corredores e melhorar a qualidade do serviço prestado no HGR. É importante dizer que o projeto inclui possibilidade de ampliação das contratações de leitos, conforme a demanda e a oferta de mercado”, concluiu.
AMPLIAÇÃO HGR
O secretário frisou que paralelo ao processo de credenciamento de leitos, a Sesau dá andamento ao projeto de ampliação e modernização do Hospital Geral de Roraima (HGR), no qual serão investidos mais de R$ 40 milhões para ampliação da unidade, que incluirá mais 40 leitos de UTI e 120 de internação.
A empresa responsável pelo projeto arquitetônico já foi contratada e o projeto está em fase de elaboração das propostas.