Deputados homenageiam PM
A sessão ordinária desta terça-feira, 26, na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR) foi transformada em Comissão Geral para realizar a entrega da comenda ‘Orgulho de Roraima’ a Polícia Militar do Estado de Roraima, pela passagem dos seus 38 anos de criação e atuação no estado.
A sessão solene foi presidida pelo deputado Coronel Chagas (PRTB).
Fizeram parte da mesa o comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Edison Prola; o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Cel. Vaney Vieira Filho; o secretário Chefe da Casa Militar, Cel. Pedro Paulo; o diretor da Academia de Polícia Integrada, Cel. Paulo Sérgio Ribeiro; o subcomandante da Polícia Militar, Cel. Amaro; a vice-presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, vereadora Aline Rezende; o corregedor Geral da Polícia Militar, Cel. Mozael da Silva; o delegado Eduardo Brasileiro; o diretor Financeiro da Polícia Militar, Cel. Egberto de Lima; o comandante do Policiamento Interior, Ten. Cel. Magalhães José Damasceno; e o chefe adjunto da Casa Militar, Cel. Gleison Vitória da Silva.
O deputado Coronel Chagas destacou que esta data é muito significativa para o estado devido toda a importância que tem a Polícia Militar no estado de Roraima. “Hoje a PM completa 38 anos de criação e de relevantes serviços prestados a toda sociedade roraimense. Esta homenagem é concedida a pessoas físicas ou jurídicas que, pela atuação no Estado ou Território, se tornaram símbolo de referencia. A história da PM se confunde com a história de Roraima, pois a sua origem nos remete a criação do estado”, disse.
Chagas ressaltou ainda que a corporação não é responsável apenas pela segurança na capital, mas também em todos os municípios, vilas e lugarejos do estado. “Hoje o quadro da PM dispõe de 1.500 servidores e a previsão é de 3.000”, comentou. De acordo com o parlamentar, atualmente a PM atua em parceria com vários órgãos em diversas operações, como Impacto, Faro Fino, Verão Tranquilo, Bandeira Dois, Sentinela, entre outros.
O comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Edison Prola, destacou todo o trabalho realizado pela PM nos últimos 38 anos. “Temos uma polícia que teve sua origem na Guarda Territorial do antigo Território Federal de Roraima, uma polícia que é genuinamente macuxi, pois não fazemos parte de uma polícia oriunda de outro estado”, disse.
Prola comentou que a PM está presente levando segurança a todos recantos do estado, com 27 destacamentos entre cidades e vilas, levando tranquilidade ao povo de Roraima. O comandante falou ainda sobre a crise no Sistema Carcerário. “Essa crise mostra que a nossa polícia é capaz de dar segurança a nossa população. Não aceitaremos que meia dúzia de marginais tentem impor um clima de insegurança na nossa capital. Jamais nos intimidaremos”, disse.
Parlamentares
A deputada Aurelina Medeiros (PSDB) parabenizou toda a PM pelos serviços prestados. “Quero dizer a cada um que está aqui que a PM faz parte do nosso dia-a-dia, é a nossa família, é a instituição que nos faz sentirmos protegidos dentro de um comércio e em uma rua escura. Em cada situação de risco que temos na vida, a primeira coisa que pensamos é na PM”, disse.
O deputado Soldado Sampaio (PCdoB) destacou que a PM é essencial nos quatro cantos do estado. “A PM é a referência maior que temos da presença do estado. Os companheiros de ex-Território sabem o quanto foi doído os primórdios da segurança pública no estado. O policial acabava exercendo todas as funções. Parabenizo a PM pelos 38 anos de luta na defesa da sociedade roraimense e pela sua organização e o governo do estado pela realização do concurso público”, ressaltou.
Os deputados George Melo (PSDC), Jean Frank (PMN), Ivo Som (PTN), Flamarion Portela (PTC), Brito Bezerra (PP) e Joaquim Ruiz (PV) também parabenizaram e destacaram toda a atuação da PM no estado. O deputado George Melo destacou que se sente feliz em fazer parte de uma homenagem tão merecida, uma vez que acompanhou todo o processo da PM no estado.
O deputado Jean Frank disse estar feliz por ele e pelos demais parlamentares pela homenagem a uma instituição tão séria. “O comandante Prola honra sua farda e faz excelentes trabalhos no Comando da PM. Aproveito a oportunidade para parabenizar também o deputado Coronel Chagas por representar a instituição dentro da ALE-RR”, disse.
O deputado Ivo Som parabenizou a todos os policiais militares por arriscarem sua vida diariamente em defesa da sociedade.O deputado Flamarion Portela destacou o quanto os policiais militares são valorosos e dedicados. “O escudo de cada um de vocês não está na arma, nas estrelas e nem nas viaturas modernas, o escudo de vocês está na família. Não adianta sair para trabalhar e deixar seus lares com lacunas. Se os policiais militares tiverem salários dignos e trabalharem com mais condições, certamente irão desempenhar suas funções com mais vontade e dignidade”, disse.
O deputado Brito Bezerra também falou sobre a importância da melhoria nas condições de trabalho.
O deputado Joaquim Ruiz comentou que, diferente de outros empregos, só é policial quem tem verdadeiro amor pela profissão, pois dedicam a vida diariamente para salvar outras vidas. O parlamentar comentou ainda de um projeto de habitação para os policiais militares, debatido desde a época do governador Ottomar Pinto, para aqueles policiais que ainda não tem casa própria.