PM/RR reforça estoque do Hemocentro
Para comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue, o Hemocentro de Roraima realizou na manhã desta segunda-feira, 25, uma homenagem aos doadores de aféreses. A doação por aférese consiste na retirada apenas uma parte do sangue, isto é, somente as plaquetas são coletadas. Dessa forma, a quantidade de plaquetas obtida é, em média, sete vezes maior do que se consegue em uma doação normal.
Conforme a gerente de captação de sangue do Hemocentro, Terezinha de Jesus Khan, apenas 45 pessoas são doadores de aféreses em Roraima e este número é muito pequeno para a demanda do estado. “Nós realizamos esta comemoração para valorizar estes doadores, que nos auxiliam a salvar vidas e, também para sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de aféreses”, afirma. A doação de plaquetas beneficia muitos pacientes, especialmente aqueles em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer, e os submetidos a transplante de medula óssea.
A gerente explica que para ser doador de aféreses é necessário que seja doador total de sangue. “Os mesmos requisitos exigidos para doação de sangue também são aplicados para a doação de plaquetas por aférese. Durante o procedimento, o sangue é retirado do braço do doador, passa por um kit estéril e descartável, as plaquetas são drenadas para uma bolsa de coleta e os demais componentes vão retornando continuamente ao doador”, justifica.
O enfermeiro Wandesson Cruz de Sousa, doador desde 2007, afirma que o processo é indolor e muito gratificante. “Ser doador é um privilégio, é um ato de respeito e de amor à aqueles que estão uma posição frágil e que precisam de nós”, explica.
Conforme Terezinha, as doações de plaquetas são realizadas quando há solicitação dos hospitais. “Nós comunicamos o doador e após a realização, encaminhamos o material para a unidade que está necessitando.” Diferente da doação total de sangue, que só pode ser feita a cada dois meses, a doação por aféreses pode ser realizada a cada 72 horas, não ultrapassando 24 doações em 12 meses. A reposição das plaquetas pelo organismo é rápida e ocorre em torno de 48 horas.
SEMANA NACIONAL
A Semana Nacional do Doador de Sangue reforça que, apesar das campanhas de conscientização quanto ao ato de doar, o número de doadores de sangue está abaixo do esperado no Brasil atualmente. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a média ideal de doadores de sangue está entre 3 e 5% em relação à população de um país. A média brasileira é de 1,9% nos últimos cinco anos, abaixo do recomendado.
Terezinha de Jesus destaca que com a ampliação de 67 para 69 anos a idade máxima para doação de sangue pode propiciar o aumento de doações no estado. “Lembramos às pessoas de 67 a 69, que está nova lei se aplica àqueles que já são doadores”, reitera.
A expectativa é que esta semana o Hemocentro ultrapasse o número de 400 doações, que atingiu no ano passado durante a Semana Nacional do Doador. No sábado, também como parte da programação da Semana, 30 servidores do Hemocentro irão realizar uma coleta externa, das 7h às 17 horas na 2ª Igreja Presbiteriana de Boa Vista.
Policiais fazem doação
Em continuidade aos eventos alusivos ao 38º Aniversário da Polícia Militar de Roraima, comemorado no dia 26 de novembro, integrantes da corporação estão participando de campanha de doação de sangue. A doação segue até o dia 30 para reforçar o estoque do Hemocentro, tendo em vista as festas de final de ano.
A doação iniciou no dia 14, ocorrendo em equipe e de forma voluntária. Nesta terça-feira (26), seis (06) policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais - BOPE e seis (06) alunos da Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (APICS) estarão no Hemocentro a partir das 8 horas para fazerem a doação.
Homenagem e Programação
Também nesta terça-feira, 26, às 10 horas, a Polícia Militar de Roraima será condecorada na Assembleia Legislativa de Roraima – ALE RR com o Título “Orgulho de Roraima”, concedido a pessoas físicas ou jurídicas pela sua atuação no Estado que tenham se tornado símbolo e referência para a população.
Seguindo o cronograma da programação alusiva à data, no dia 27 (quarta-feira), às 8h30min será realizada a Formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), no Ginásio Senador Hélio Campos. Ao todo serão formados 1.907 alunos do 2º ao 5º Ano do Ensino fundamental da rede pública, referente ao 2º Semestre de 2013.
Ainda no dia 27, será realizada a Exposição de equipamentos da Instituição a partir das 18 horas na Praça Velia Coutinho. No dia 28, além da exposição de equipamentos da PMRR a Banda de Música da PMRR fará uma Retreta Musical com participação especial da Banda de Música da Polícia Militar do Amazonas – PMAM, com início às 19 horas.
No dia 29 (sexta-feira), às 16 horas, será realizada a Formatura Militar e o ato de Outorga das Medalhas Mérito Forte São Joaquim e Título Honorífico Amigo da Polícia Militar. O evento ocorrerá na Esplanada do Quartel do Comando Geral.
No dia 30 (sábado), os policiais militares participarão de Almoço de Confraternização, no Centro de Tradições Gaúchas – CTG Nova Querência. Na ocasião, o Comando Geral fará a divulgação e premiação dos vencedores do I Prêmio Uwanaikon de Jornalismo e Redação Escolar.