Os trabalhadores das indústrias madeireiras, de grãos, jóias e mineração, artesanato, reparação de veículos, de marcenaria e confecção, tiveram um dia diferente neste sábado (23) de novembro, onde quase 30 entidades e instituições parceiras ofereceram serviços especialmente voltados para esse público: foi o Dia da Indústria Roraimense, realizado pela primeira vez em 2013.
O evento teve inicio às 8 horas, com a abertura dos portões e distribuição de senhas para os diversos serviços. Os atendimentos seguiram até às 17 horas.
Os preparativos para oferecer um dia diferente aos trabalhadores e suas famílias começaram bem antes. Ainda na sexta-feira (16), iniciou-se a montagem das estruturas de atendimento. Atividades invisíveis, executadas por gente que, de forma voluntária, se propõe a fazer o bem. E foi exatamente esse engajamento dos Sindicatos e do SESI/RR, juntamente com os 200 voluntários, que viabilizou o atendimento em mais de 20 tipos de serviços nas áreas de saúde, educação, lazer e cidadania.
Os trabalhadores e seus dependentes puderam usufruir de serviços odontológicos e clínicos como: urologia, exames das mamas, clínica médica, aferição da pressão arterial, glicemia, vacinação, saúde dos pés e limpeza de pele.
Um destaque foi o circuito voltado para a saúde do homem em alusão ao mês de combate ao câncer, o “novembro azul”. Uma equipe composta por clínico geral, urologista, fonoaudióloga, enfermeiros e outros profissionais de saúde esteve realizando exames clínicos, de audiometria, exame de próstata, bem como orientações sobre cuidados básicos com a saúde.
Na área de cidadania foram ofertados os serviços de corte de cabelo, emissão de carteira de trabalho e de estudante, identidade e CPF, parcelamento de conta de água e inclusão no programa tarifa social da Eletrobrás, além de atendimentos jurídicos.
No lazer foram oferecidos massagem, recreação para o público infantil, apresentações culturais com a participação de Alisson Cristian e Nadyne Leal, além de oficinas de violão e teclado.
Algumas histórias em destaque.
A comerciante Eliana Cerqueira Mesquita, de 38 anos, esposa de Daniel Mesquita, trabalhador da empresa Arroz Tia Maria, veio ao Dia da Indústria Roraimense com a filha Daniele, a sobrinha Juliana, ambas com 8 anos e a sogra Maria Mesquita. “Usufruí dos serviços da melhor forma possível. Eu e minha sogra fizemos exame das mamas, levei as meninas ao dentista, resolvemos problemas documentais entre outras coisas. Gostaria que essa ação acontecesse com mais freqüência, pois podemos resolver várias situações, buscar serviços, que muitas vezes a correria do dia-a-dia não nos permite”, declarou.
A Assistente Social Suzana do Amaral França mora em Boa Vista com o marido Rosley Andrade França, trabalhador da empresa Vinil.com e as filhas Samia, Radyja e Sofya de 13, 7 e 2 anos respectivamente. Veio em busca de atendimento pediátrico. Ela destacou que um dia de serviços como esse veio para facilitar a vida de toda a família.
“Eu trabalho em Normandia e às vezes tenho dificuldade para conseguir determinados serviços por conta do excesso de demanda e falta de profissionais. É bom participar de ações como essa, pois em um dia posso realizar mais de um serviço de forma rápida e eficiente. Sinto-me verdadeiramente como uma cidadã”, finalizou.
Números
Foram realizados 4.421 atendimentos para 1.200 pessoas, sendo 3.017 na área de lazer, 683 na saúde, 250 na educação e 471 atendimentos na área de cidadania. Outros serviços como corte de cabelo e limpeza de pele somaram 168 atendimentos.
Os parceiros foram peça fundamental na ação. São eles: Caer, Instituto de Identificação, Superintendência Regional do Trabalho, Assoer, Instituto Euvaldo Lodi – IEL, Coordenação Municipal de Imunização, Ceterr. Defensoria Pública, Dr. Ronny Molina (saúde dos pés), Exército, Base Aérea, Liga Roraimense de Combate ao Câncer, Eletrobrás Distribuição Roraima, Yawara Associação Protetora dos animais, Escola Vovó Adelaide (recreação), Halisson Cristian e Nadyne Leal (apresentação cultural), Natura, Associação dos moradores do bairro Asa Branca, SENAI Roraima, Policlínica Cosme e Silva, Correios, Corpo de Bombeiros Militar de Roraima e Sorveteria Caramelo.
O Dia da Indústria Roraimense é uma iniciativa da FIER e SESI em parceria com o Sindearter, Sindigraf, Sindimadeiras, Sindigar e Sindijóias, Sindiconf, Sindipan, Sindirepa, Sindimar, Sindicer e Sindigrãos.