00:00:00

Doador de Sangue/Dia

Abertura da semana do Doador de Sangue acontece nesta segunda.


Sesau quer receber 80 pessoas
 
No Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado nesta segunda-feira, 25, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), por meio do Hemocentro de Roraima, inicia a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A abertura está prevista para às 8h, no Hemocentro, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes. A programação inicia com uma homenagem aos doadores de aférese, logo em seguida começa a coleta de sangue.
 
Segundo Terezinha de Jesus Khan, coordenadora de captação, durante toda a semana, a unidade estará de portas abertas para receber os doares. O atendimento será feito das 7h30 às 12h, e das 13h30 às 18h. “Esperamos receber pelo menos 80 pessoas diariamente, e com isso ampliar o número de bolsas no estoque”, afirmou.   A programação encerra no sábado, 30, com a realização da XVIII Campanha de Doação de Sangue, da II Igreja Presbiteriana, das 7 às 17h, localizada na Rua Gustavo Mesquita, 208, bairro 31 de Março. Neste dia a unidade fechará as portas, e a equipe de 30 profissionais, da unidade, atuará na coleta externa na igreja.
 
Terezinha esclarece que em 2013, uma das prioridades é aumentar o número de doadores por Aférese, ou seja no ato da doação, possibilitar a retirada de apenas uma das células do sangue total, e com isso aumentar a doação de plaquetas. “A doação de plaquetas por aférese é o procedimento mais comum em nosso serviço, e essas plaquetas poderão no futuro ser utilizadas no tratamento  de pacientes com Leucemia e outros tipos de câncer”, completou Teresinha.
O Hemocentro possui mais de 20 anos de atuação, e ao longo desse período tem 42.232 doadores cadastrados, destes apenas 45 são doadores de Aférese, uma realidade que pode mudar através da conscientização que será feita durante a Semana do Doador, concluiu.
 
REQUISITOS
 
Seguindo a portaria 2.712, do Ministério da Saúde, podem doar as pessoas que tenham entre 16 anos (acompanhado pelo responsável legal) e 69 anos (se já for doador), senão até 60 anos. Além disso, antes de fazer a doação, a pessoa deve estar alimentada, e ter uma saúde saudável, não ter tido Hepatite após os 10 anos de idade, não estar gripado nem resfriado, ter o peso acima dos 50kg, e apresentar documento com foto.
 
COLETA AFÉRESE
 
Uma doação por aférese contém oito vezes mais plaquetas do que numa doação tradicional. Então, em vez do paciente ser transfundido com plaquetas de oito doadores, através da aférese, é necessário apenas um doador.  O procedimento é totalmente seguro, e não há risco de se contrair qualquer doença, porque se utiliza materiais estéreis e de uso único. No entanto o doador deve ser do sexo masculino.
 

Últimas Postagens