Equipamentos para emergências
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), por meio da Coordenação Geral de Urgência e Emergência (CGUE), adquiriu com recursos próprios, novos equipamentos de alta complexidade, que serão utilizados, a partir de dezembro, no setor de emergência do Pronto Atendimento Airton Rocha e no Hospital Geral de Roraima (HGR), no valor de R$ 1.236.764,00.
Tratam-se de 20 monitores multiparâmetros, sendo que 15 serão utilizados pelo serviço do Pronto Atendimento, do Hospital Geral de Roraima(HGR), e cinco vão ser destinados aos serviços nos blocos do HGR. Foram adquiridos ainda dois desfibriladores com carrinhos de emergência e 10 respiradores, estes serão utilizados na unidade de urgência e emergência do Hospital.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Alexandre Salomão, os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios do estado, seguindo os parâmetros da Política de Aquisição de Equipamentos para a melhoria no atendimento do HGR. “Com a nossa demanda cada dia mais crescente, os novos equipamentos devem melhorar o serviço oferecido ao paciente”, disse.
Segundo o médico Alysson Lins, diretor geral do Pronto Atendimento, os desfibriladores são equipamentos utilizados em pacientes acometidos por parada cardíaca e auxiliam no armazenamento de medicamentos controlados, utilizados no atendimento a esses pacientes.
Já os monitores multiparâmetros são usados no monitoramento dos batimentos cardíacos e acompanhamento geral do quadro clínico do paciente. “Esses aparelhos são necessários à assistência dos pacientes que procuram atendimento na unidade e com a aquisição, vai ser possível ampliar o número de equipamentos para atender pacientes críticos no P.A e Pronto Socorro do HGR, o que deve melhorar a qualidade do serviço. Com isso vai a equipe poderá desempenhar com maior eficácia e agilidade o monitoramento de pacientes críticos, assistidos na unidade de trauma ”, completou Lins.
NOVOS EQUIPAMENTOS
Além do material de alta complexidade, a Sesau está investindo ainda, R$ 793.540,00 na compra de novos equipamentos para as unidades de saúde da capital, incluindo 11 carros de anestesia, que serão destinados ao HGR e maternidade. Essa aquisição já foi licitada e com entrega prevista para dezembro de 2013.