00:00:00

Educação Profissional

Mercadante vem a Roraima para formatura do Pronatec.


525 estudantes beneficiados 
 
Novecentos e vinte alunos participarão da formatura do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A cerimônia, que contará com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, será nesta quinta-feira (21) às 15 horas, no Auditório da Universidade Federal de Roraima (UFRR)/ Centro Amazônico de Fronteiras (CAF).
 O Pronatec é um programa ofertado pelo Governo Federal com objetivo de potencializar a oferta de Educação Profissional nas redes de educação técnica instaladas no país.
 
O Pronatec também fortalece o Ensino Médio por meio da oferta concomitante de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e fomenta a qualidade dos Cursos Técnicos por intermédio da integração das redes de EPT do país às redes estaduais de Ensino Médio.
 
Neste ano de 2013, na rede estadual de ensino, 525 estudantes do Ensino Médio Regular são contemplados com o programa. Os alunos beneficiados são das escolas Ana Libória, Mário David Andreazza, Hélio Campos, Maria dos Prazeres Mota, Tancredo Neves, América Sarmento e Gonçalves Dias.
 
Os estudantes recebem bolsa de estudo que contempla vale-alimentação e transporte, além de material didático. Entre os cursos técnicos ofertados estão: Análises Clínicas (1.200 horas), Desenho e Construção Civil (1.200 horas), Enfermagem (1.200 horas), Secretariado (800 horas), Informática em Análises de Sistema (1.200 horas) e Edificações (1.200 horas).
 
Em Roraima, os cursos do Pronatec são ofertados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) e Universidade Federal de Roraima (UFRR).
 
No momento, a Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED), juntamente com as instituições ofertantes, já está em fase de pactuação para definição dos cursos que serão ofertados em 2014. Para a secretária da pasta, Lenir Rodrigues, o programa colabora para a formação dos estudantes e sua inserção no mercado de trabalho.
 
“O Pronatec promove a qualificação profissional e elevação da escolaridade. Além disso, o aluno é inserido no mundo do trabalho por meio dos estágios, o que também pode abrir portas para a efetivação do primeiro emprego. E isso vai gerar aumento da renda familiar e consequentemente a melhoria da qualidade de vida”, destacou Lenir Rodrigues.
 
RORAIMA
 
Até 2014, o Pronatec irá ofertar em todo o Brasil, oito milhões de vagas. Aqui em Roraima, desde 2011 até o final do ano passado, foram capacitados 7.325 alunos do Ensino Médio Regular nos eixos tecnológicos: Gestão, Saúde, Infraestrutura, Turismo, Hospitalidade, Idiomas, Comércio e Negócio, Tecnologia Educacional, Controle e Processos Industriais, Ambiente e Segurança.
 
Em outubro deste ano, com o projeto intitulado “Casa Inteligente”, o professor João Batista Silva Mendonça e o estudante John Kennedy Coelho Pereira da Escola Estadual Major Alcides, conquistaram o 1° lugar na categoria Sistema Indústria do “Prêmio IEL de Boas Práticas de Estágio”. A premiação ocorreu no dia 15 de outubro e Brasília (DF).
 
O Prêmio é uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) Nacional em parceria com o IEL/CE com o intuito de identificar e divulgar as melhores práticas de estágios desenvolvidas no Brasil, estimulando diferenciais de mercado e a geração de negócios.
 
João Batista é professor do Ensino Médio Integrado (EMI) na Escola Major Alcides, que oferece o curso Técnico de Manutenção e Suporte de Informática e também ministra aulas no Serviço Nacional da Indústria (SENAI) e o aluno John Kennedy é estagiário do IEL e presta serviços do SENAI.

Últimas Postagens