00:00:00

Expedicionários da Saúde

Sesau participa da abertura de ação humanitária de saúde.


Caracaranã recebe 2ª Edição
 
O secretário estadual de saúde, Alexandre Salomão, participou neste domingo, da abertura da 2ª edição da Ação Humanitária dos Expedicionários da Saúde no Distrito Sanitário Especial Indígena do Leste de Roraima, que ocorreu no Centro Regional do Lago do Caracaranã, município de Normandia.
Durante nove dias, de 14 a 23 de novembro, a ONG Expedicionários da Saúde (EDS), que é uma organização humanitária que leva atendimento médico especializado, principalmente cirúrgico, às populações isoladas da região Amazônica, estará no DSEI Leste. Os atendimentos acontecem no Centro Regional do Lago, com a parceria do distrito sanitário, que disponibilizou logística, equipes de enfermagem, de saneamento e de endemias.
 
Para Salomão, as ações de caráter itinerante são de fundamental importância para garantir o acesso de serviços, em especial de saúde para os indígenas, que têm hábitos e culturas diferentes, e somente se deslocam à capital quando estão precisando de atendimento especializado.
“Uma ação brilhante como essa, com profissionais dedicados à causa humanitária, levando medicina especializada, garante comodidade aos indígenas, pois evita de eles terem de sair de suas comunidades até a capital à procura de tratamento de saúde. Então, a Sesau é parceira da ação e reitera seu apoio à causa indígena”, disse.
 
Com a segunda edição em andamento desde o dia 14 de novembro no DSEI Leste, são realizadas cirurgias gerais de pequeno porte, principalmente oftalmológica, com orientação para os cuidados pré e pós-operatórios; atendimentos ambulatoriais de pediatria, clínica geral, ginecologia, ortopedia, oftalmologia e de dentista. Nos casos de diagnóstico especiais, em que a equipe não esteja preparada para intervir, os profissionais realizam os encaminhamentos.
 
DSEI
 
No Brasil são 34 DSEIs divididos estrategicamente por critérios territoriais e não, necessariamente, por estados, tendo como base a ocupação geográfica das comunidades indígenas. Além dos DSEIs, a estrutura de atendimento conta com postos de saúde, com os polos base e as Casas de Saúde Indígena – CASAIS. Os dados são do Ministério da Saúde.
 
O DSEI Leste de Roraima fica localizado na região leste e norte de Roraima, fazendo fronteira com a Venezuela e a Guiana. Neste distrito, a população é de 41.005 índios, com predominância das etnias Macuxi e Wapixana. São 307 aldeias, distribuídas em sete etnias diferentes. Os dados são Siase/DSEI Leste.

Últimas Postagens