Anchieta parabeniza atletas
A Federação Universitária de Esporte de Roraima, a Fuer, comemorou neste domingo (17), no Centro de Tradições Gaúchas, as cinco medalhas, inéditas, conquistadas por seus atletas durante os Jogos Universitários, realizados em novembro, em Goiânia. Eles agradeceram ao governo do Estado pelo apoio, como as 99 passagens doadas.
A presidente da Fuer, Elaine Morelato, disse que o governo vem apoiando os atletas da entidade há três anos. “Isso é um projeto que vem do governo federal, que a lei só foi positivada esse ano, mas o governador Anchieta há três anos já fazia isso. Esse ano, com o apoio das passagens, todos os atletas puderam se dedicar mais nos treinamentos. O resultado: uma medalha de ouro, duas de prata e duas de bronze”, declarou.
Fabiano Lopes, medalha de bronze no handebol, disse que o apoio do governo foi fundamental para tirar dos atletas a responsabilidade de ter que correr atrás do patrocínio e das passagens. “Isso faz com que a gente perca tempo e perca foco nos treinamentos. Com as passagens, tomamos nosso tempo com treinamento, com nossos esforços e com o planejamento que a gente tinha feito”.
Já o técnico da seleção roraimense de Handebol, Admilson Nascimento, agradeceu ao governador pela participação dos atletas nos jogos universitários. “Sem o apoio não teríamos chegado na posição que conquistamos, uma medalha inédita para o handebol masculino de Roraima, categoria adulta. Queria lembrar que, graças ao governo do estado que o handebol teve destaque em 2013. Ficamos em 4º lugar nos Jogos Escolares JEBS mirim; 4º no JUBS universitário feminino e 3º no masculino. E ontem (sábado, 16), em Belém, durante os Jogos Escolares Brasileiros, na categoria de 15 a 17 anos, fomos vice no masculino e terceiro no feminino. Só temos a agradecer ao governador”, disse o técnico.
O governador José de Anchieta disse que em 2013 foram “156 atletas representando todas as nossas universidades e faculdades e trouxeram cinco medalhas. Me sinto feliz em poder contribuir, colaborar com o esporte. O Brasil vai sediar, daqui há 2 anos, os jogos olímpicos e a gente pode, quem sabe, estar formando profissionais que possam representar nosso País saindo aqui de Roraima”.
Para o vice-governador é fundamental manter com o apoio, como vem sendo feito pelo governador Anchieta. “Com o apoio do Estado, na logística, no transporte, nós haveremos de fazer com que esses jovens continuem bem representando nosso Estado. Os próximos jogos serão em Aracajú e nós já conversamos. Eles estão fazendo o planejamento de longo prazo e quando chegar no final do ano, nós poderemos novamente apoiá-los para irem defender o Estado de Roraima”, finalizou Chico Rodrigues.
No Atletismo, Ailson Feitosa, da Faculdade Estácio, foi ouro nos 200 metros e prata nos 100. Na natação, Flávia Cantanhede, também da Estácio, foi bronze nos 200 metros do nado borboleta. No Xadrez a equipe da Universidade Federal de Roraima (UFRR) ganhou a medalha de prata. A equipe da Faculdade Cathedral de Handebol conquistou o bronze.