Grande show na Vaquejada
A 19ª Vaquejada de São Luiz, no sul de Roraima, que realiza simultaneamente a 8ª Feira de Agronegócio e o segundo Festival do Mel, foi marcada pela presença de milhares de visitantes de todos os municípios do Estado, como também do vizinho Amazonas. A festa contou com a participação das bandas nacionais Rabo de Vaca e Forró Sacode.
Segundo o prefeito de São Luiz, Edson Leite, a festa representa para a economia local um aumento de 33% na arrecadação, apenas durante os quatro dias (14 a 17 de novembro). “Na verdade, não são apenas quatro dias. A cidade e o comércio local se preparam durante todo o ano para esta festa, que é conhecida como a maior vaquejada da Região Norte, que conta com a Feira do Agronegócio e o Festival do Mel, tudo junto. Tudo isso é muito importante para o município. A gente não sabe como seria sem a vaquejada”, disse Leite.
O governador José de Anchieta esteve presente ao evento durante a noite de sábado e disse que a festa de São Luiz tem se consolidado ao longo do tempo e sua exposição agropecuária tem sido a grande festa do setor. “Nós estamos aqui como parceiros da prefeitura de São Luiz, colaborando para esse grande evento. Sabemos da vocação do município, que tem na sua essência a pecuária e agricultura. É uma obrigação nossa estar aqui compartilhando desta grande festa, que gera emprego e renda. Vemos pessoa de todos os lugares do estado, também do amazonas e outros estados que vieram pra cá para, além do lazer, fazer negócios. É uma satisfação, através das instituições do Estado, poder colaborar e contribuir para o sucesso dessa grande festa”, disse o governador.
O vice-governador Chico Rodrigues falou da importância que tem a tradicional vaquejada para aquela região. “O prefeito Edson Leite se empenhou e o senador Romero Jucá colocou uma emenda, com um valor muito expressivo, para reconstruir a beleza que é esse parque de vaquejada. Nós estamos dando condições para que toda a população participe de um evento tão bonito quanto esse, com bandas nacionais, com exposição de animais, com a tradicional vaquejada. O governador Anchieta, entendendo a grandiosidade do evento, aportou também recursos do Estado para abrilhantar mais ainda essa grande festa. O prefeito Edson Leite está de parabéns pelo evento”, concluiu Chico Rodrigues.
Já o empresário Ariel Espindola, que mora em Rorainópolis, classificou o evento de muito bom para quem gosta de cultural e de se divertir. “Esta festa desenvolve a cultura do Estado, traz desenvolvimento e atrai muitas pessoas de fora. Sempre ouvi falar da vaquejada de São Luiz, que também é muito boa, principalmente para a economia do município”.
Segundo informações da prefeitura a Vaquejada e a Feira são oportunidades de lazer, cultura e, principalmente de oportunidades de realização de negócios. Durante o evento, diversas empresas ligadas ao agronegócio, montam estandes. O evento, que terminou na tarde deste domingo (17) atraiu cerca de 50 mil pessoas durante os quatro dias. Foram entregues R$ 80 mil em premiações nas competições.
A festa teve diversas atrações como escolha das rainhas da Vaquejada e do Festival do Mel, corridas de speedway e motocross e shows com as bandas: Forró Pressão, Forró du Poder, Forró do Patrão, Rabo de Vaca, Remela de Gato e Forró Sacode.