A partir desta sexta-feira, 15, feriado da Proclamação da República, as duas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), do Hospital Geral de Roraima (HGR), terão novos horários de visitas. Na parte da manhã, o horário foi ampliado em 15 minutos, ficando das 11h30 às 12h, e à tarde, das 16h30 às 17h, todos os dias.
O boletim médico continuará sendo informado na parte da tarde. O objetivo da medida é garantir maior comodidade, conforto e segurança dentro das duas unidades. Hoje, o acesso de familiares e amigos à área restrita das duas UTIs é de 11h até 11h15 e 15h às 15h30.
Hoje, o HGR tem 20 leitos de tratamento intensivo. Como são pacientes graves, que não podem ser tocados, e por ser uma área que necessita de prevenção contra riscos de infecção e contaminação, todas às visitas são controladas e monitoradas. Somente duas pessoas por paciente, devidamente autorizadas, têm acesso ao local.
A gerente de Núcleo Administrativo do HGR, Francylene Barros, explica que a nova rotina é para adequar aos preceitos de humanização no Sistema Único de Saúde, preconizados pelo Ministério da Saúde. “Nossa intenção é organizar o setor e garantir o melhor atendimento”, disse.
Tanto os acompanhantes quanto visitantes ao entrarem no hospital devem ter atenção ao traje adequado. Segundo as normas de segurança estabelecidas da unidade, os homens não entram de bermuda, sandálias, camisetas regatas. Mulheres devem evitar roupas como vestidos e saias curtas, decotes e shorts. “Quanto mais o corpo estiver coberto, mais segura a pessoa estará. Quem entra em um hospital está sujeito a várias bactérias”, afirmou Francylene.
VISITAS
Quanto às demais visitas no hospital continuam da mesma forma. O acesso aos Blocos A, B, C, D e E permanece de 15h30 às 17h30, com direito a quatro pessoas por paciente, sendo duas de cada vez. Dependendo do estado de saúde do paciente, esse número pode até ser reduzido.
A visita religiosa acontece de 10h às 11h, todos os dias da semana, e devem seguir orientações e cadastro na Ouvidoria da unidade, bem como apresentar declaração da instituição religiosa da qual pertence, além de esclarecer objetivo das visitas, o endereço da igreja. A precaução é por se tratar de pessoas fixas, já que elas receberão uma carteirinha com passe livre aos blocos.
Já no Grande Trauma do Pronto Socorro, na área vermelha não há visitação, apenas boletim médico às 10h30. Na área amarela e verde, os pacientes receberão visitas de 14h30 às 15h.