Encontro motiva agricultoras
Como parte da programação do 4° Encontro de Mulheres Rurais, realizado pela Secretaria da Promoção Humana e Desenvolvimento e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), as mais de mil participantes tiveram, na tarde desta quarta-feira (13) a oportunidade de conversar, pessoalmente, com secretários de todas as pastas do Estado e fazerem solicitações de acordo com suas necessidades.
Conforme a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento e coordenadora geral do evento, Shéridan de Anchieta, as demandas surgidas fazem parte de um novo método de elaborar a Carta de Roraima, que consiste em um documento com as solicitações vindas das mulheres rurais. “Esse ano resolvemos elaborar a carta de maneira diferenciada, pedimos que todos os secretários viessem até o evento para que ouvissem, pessoalmente, as demandas das mulheres. Eles atenderam ao nosso convite e certamente esse contato direto terá um resultado muito positivo para as nossas agricultoras e para todos os moradores do interior”, disse.
Além disso, durante a programação do evento, que segue até esta sexta-feira (15) na Escola Estadual Severino Cavalcante, localizada no bairro Pintolândia, em Boa Vista, as agricultoras tiveram a oportunidade de participar de oficinas de capacitação, com lições teóricas e práticas sobre o preparo e manuseio correto de alimentos, confecção de produtos em EVA, produção de artigos de decoração natalinos, decoração e cortes especiais em frutas e legumes e artesanato de origami.
Além das oficinas foram oferecidas palestras que abordaram temas variados, como licenciamento ambiental, aproveitamento integral de alimentos, tratos culturais de fruteiras em pomares domésticos, saúde da mulher e empreendedorismo rural. A programação desta quarta-feira foi encerrada com uma apresentação cultural do humorista Nell Gomes com a personagem Rose.
ATENDIMENTOS EM SAÚDE
Nos dois primeiros dias de encontro foram realizadas 1.260 consultas médicas em diversas áreas, como ginecologia, odontologia, oftalmologia, cardiologia, dermatologia, pediatria e endocrinologia, além de exames de ultrassom e preventivos.
JUSTIÇA E CIDADANIA
Foram oferecidos, também, serviços de cidadania, com emissão de documentação básica (RG, Carteira de Trabalho). Além disso, a Defensoria Pública vai oferecer assistência jurídica, com orientações sobre divórcio, separação judicial, ação de alimentos, guarda de menores, entre outros.
No período da noite a programação será encerrada com um jantar especial, apresentações culturais e escolha da mais bela mulher rural.