00:00:00

Educação/PROEMI

Estudantes da Escola Antônio Carlos Natalino realizam ação na Vila do Paiva, no Tepequém.


Estudantes pesquisam o Tepequém
 
No último final de semana, os estudantes do Ensino Médio da Escola Antônio Carlos Natalino, tiveram uma aula bem diferente. Eles visitaram a Vila do Paiva, Serra de Tepequem, no município de Amajarí, como parte das ações do Projeto Vila do Paiva.
 
A intenção do projeto é realizar coleta de dados sociais, econômicos. sócio-culturais e sócio-ambientais para viabilizar pesquisas de cunho científico relacionados a temas como “Conservação do meio ambiente”, “Resíduos sólidos” e “Acesso ao turismo”.
 
O projeto é interdisciplinar e envolve as disciplinas de Espanhol, Sociologia, História, Química, Matemática e Biologia. O professor Manoel Batista Souza Júnior, um dos coordenadores do projeto, destacou que os impactos ambientais causados pela prática do garimpo e o potencial turístico como atividade alternativa na região, são principais pontos de estudo da pesquisa. “Este já é o terceiro ano consecutivo que os estudantes da escola promovem esta ação no Tepequém. A intenção é o estímulo ao desenvolvimento da pesquisa científica, por meio da interdisciplinaridade”, explicou o professor Manoel Batista, ao enfatizar que a ação contou com a participação de 36 estudantes e cinco professores.
 
Os alunos também ministraram oficinas de Espanhol para os moradores da comunidade e realizaram atividades recreativas direcionadas ao público infantil. As ações foram desenvolvidas na sede da Vila do Paiva. Os estudantes também fizeram a doação de jogos pedagógicos, livros, revistas e materiais esportivos para a escola municipal da localidade.
 
A Escola Estadual Antônio Carlos Natalino está localizada na Rua José Francisco, n° 1.339, bairro Jóquei Clube e atende hoje 1.284 alunos no Ensino Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
 
 
PROEMI
 
As ações do projeto Vila do Paiva foram realizadas por meio do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), que busca ampliar o tempo dos estudantes na escola e garantir a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, por meio de propostas curriculares inovadoras nas instituições de Ensino Médio.
 
Todos os custos do projeto, como transporte, alimentação e hospedagem, ficaram por conta do ProEmi, que incentiva a promoção de atividades diferenciadas aos estudantes do Ensino Médio.
 
O ProEMI é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC)/Secretaria de Educação Básica; foi instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio. Atualmente no Estado, 24 instituições de ensino sendo cinco do interior e outras 19 na Capital, trabalham com o ProEMI.
 

Últimas Postagens