2014 terá 205 dias letivos
O Calendário Escolar 2014 foi elaborado por uma comissão formada por representantes de vários setores da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED), entre eles, Auditoria de Controle da Rede de Ensino (ACRE), além de um representante dos gestores escolares e também do Sindicato dos Trabalhadores Em Educação de Roraima (Sinter).
O ano de 2014 terá 205 dias letivos, e as aulas terão início no dia 28 de janeiro nas escolas do ensino regular comum. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) contará com 201 dias letivos. O retorno dos professores para planejamento nas escolas está agendado para o dia 27 de janeiro.
O primeiro bimestre do Ensino Regular será de 28 de janeiro a 10 de abril, com 50 dias letivos. O segundo bimestre vai de 11 de abril a 4 de julho com 54 dias letivos. Neste segundo bimestre, no mês de junho, os dias 12, 17 e 19 serão dias não letivos, em virtude dos jogos do Brasil pela Copa do Mundo.
O recesso escolar está programado para o período que vai de 7 a 21 de julho. O terceiro bimestre começa no dia 22 de julho e segue até o dia 30 de setembro e possui 51 dias. Já o quarto e último bimestre letivo será de 1° de outubro a 12 de dezembro, com 50 dias.
O período que vai de 15 a 19 de dezembro está reservado para a realização das provas finais e as férias escolares estão programadas para 22 de dezembro a 20 de janeiro de 2015.
O Calendário Escolar é de fundamental importância para a organização das ações pedagógicas e demais atividades escolares. No calendário também já estão definidas datas de importantes eventos da SEED, dentre os quais, os Jogos Escolares de Roraima, que já possui todas as etapas definidas tendo a Etapa Estadual Final agendada para 8 a 14 de agosto.
A Feira Estadual de Ciências também já está agendada e ocorrerá no período que vai de 01 a 03 de outubro. O calendário também estabelece as datas para os encontros pedagógicos com gestores escolares da Capital e interior, encontros de formação continuada, entre outras ações.
“Nós já enviamos o calendário para publicação nos órgãos oficiais e também a todos os gestores escolares para que já possam ir adequando as atividades das instituições de ensino para o ano letivo de 2014”, destacou Cleonides Gomes Pereira, diretora do Departamento de Educação Básica (DEB) da SEED.
EDUCAÇÃO INDÍGENA
Com relação à Educação Indígena, esta possui um Calendário Escolar diferenciado em virtude de os professores participarem de cursos de formação como o Tamî’kan e Insikiran. O Calendário da Educação Indígena ainda está em fase de finalização pela Divisão de Educação Indígena (DIEI) e assim que for concluído, será amplamente divulgado.
Segundo dados do Censo Escolar 2012, em Roraima existem 248 escolas indígenas e 13.575 alunos matriculados. Entre as escolas não indígenas, 60 unidades da Capital atendem 46.547 alunos. Outras 71 instituições de ensino do interior atendem 21.268 estudantes.